Coordenadorias nacionais do MPT têm novos integrantes

Cerimônia realizada na tarde dessa terça-feira (17), na Procuradoria-Geral do Trabalho, marcou troca de coordenadores e vice-coordenadores nacionais

As oito coordenadorias nacionais do Ministério Público do Trabalho (MPT) ganharam novos titulares. Os novos coordenadores e vice-coordenadores nacionais assumiram o cargo durante solenidade realizada nessa terça-feira (17), na Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), em Brasília. Ao discursar em nome dos novos representantes, a coordenadora nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), procuradora regional Márcia Kamei López Aliaga, destacou a evolução e o crescimento do MPT ao longo de 20 anos na instituição. "O MPT cresceu, floresceu. Não apenas em recursos humanos, operacionais e materiais, mas também no amadurecimento do nosso papel diante dos mistérios constitucionais e dos compromissos junto aos trabalhadores brasileiros", afirmou.

O procurador-geral do MPT, Alberto Balazeiro, ressaltou que é preciso buscar inovação, resolutividade e eficiência para garantir o aprimoramento da atuação finalística. "Sei que não é simples reinventar o modo de fazer aquilo que já fazemos. Mas sei também que reúno aqui algumas das mentes mais brilhantes e alguns dos membros mais comprometidos com a construção efetiva de um novo MPT que entregue muito mais resultados", disse.

Participaram da cerimônia a vice-procuradora-geral do MPT, subprocuradora-geral Maria Aparecida Gugel; o chefe de gabinete do PGT, procurador-regional José Antônio Vieira de Freitas Filho; a chefe de gabinete da vice-PGT, procuradora Ludmila Reis Brito Lopes; diretor-geral do MPT, procurador Luciano Aragão Santos; o coordenador da Coordenadoria de Recursos Judiciais (CRJ), subprocurador-geral Ricardo José Macedo de Britto Pereira; a coordenadora da Câmara de Coordenação e Revisão (CCR), subprocuradora-geral Sandra Lia Simón. Também estiveram presentes o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Fabiano Farias da Costa e o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Sebastião Vieira Caixeta.

Reunião – Em seguida, teve início a primeira reunião com os novos integrantes das coordenadorias nacionais. Na ocasião, Alberto Balazeiro apresentou como objetivos de sua gestão o fortalecimento das coordenadorias nacionais e, em especial, das coordenadorias regionais, a revisão de Grupos de Trabalho (GT), Grupos Especiais de Atuação Finalística (GEAFs), forças-tarefas e projetos estratégicos, bem como a capilarização das atividades das coordenadorias.

A vice-procuradora-geral do MPT, Maria Aparecida Gugel, afirmou que prestará apoio necessário para potencializar as ações das coordenadorias nacionais e promoverá a articulação com a sociedade civil, entidades e instituições para facilitar a aplicação das políticas do MPT.

Atuação – As coordenadorias nacionais, vinculadas ao Procurador-Geral do Trabalho, atuam como órgãos auxiliares da atividade finalística do Ministério Público do Trabalho (MPT) e são compostas tanto pelo coordenador e pelo vice-coordenador nacionais quanto por coordenadores e vice-coordenadores em cada uma das 24 regionais.

Entre as suas atribuições estão: discutir, propor, executar e avaliar projetos estratégicos nacionais; propor ao PGT a realização de estudos, cursos, seminários e textos de anteprojetos de leis e atos normativos referentes à temática da coordenadoria; propor a criação de Grupos de Trabalho (GTs), incluindo forças-tarefas e grupos móveis relativos aos Projetos Estratégicos a fim de agilizar e facilitar a atuação institucional.

Veja abaixo a relação de novos coordenadores e vice-coordenadores nacionais do MPT:

Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat)

Coordenadora nacional: Marcia Cristina Kamei Lopez Aliaga - MPT-MA
Vice-coordenador nacional: Luciano Lima Leivas - MPT-RS

Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete)

Coordenadora nacional: Lys Sobral Cardoso - MPT-BA
Vice-coordenador nacional: Italvar Filipe de Paiva Medina - MPT-MG

Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho (Conafret)

Coordenador nacional: Tadeu Henrique Lopes da Cunha - MPT-Campinas
Vice-coordenadora nacional: Carolina de Prá Camporez Buarque - MPT-Campinas

Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis)

Coordenador nacional: Ronaldo Lima dos Santos - MPT-SP
Vice-coordenadora nacional: Carolina Pereira Mercante - MPT-DF

Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (Conap)

Coordenadora nacional: Ana Cristina D. B. F. Tostes Ribeiro - MPT-DF
Vice-coordenadora nacional: Ileana Neiva Mousinho - MPT-RN

Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário (Conatpa)

Coordenadora nacional: Flávia Oliveira Veiga Bauler - MPT-SP
Vice-coordenador nacional: Nicodemos Fabrício Maia - MPT-CE

Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades (Coordigualdade)

Coordenadora nacional: Keley Kristiano Vago Cristo - MPT-ES
Vice-coordenadora nacional: Ana Lúcia Stumpf González - MPT-RS

Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância)

Coordenadora nacional: Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos - MPT-DF
Vice-coordenadora nacional: Luciana Marques Coutinho - MPT-MG

Fonte: Ascom/PGT

Siga-nos no Twitter @MPTMG e saiba mais sobre a atuação do MPT

Imprimir