Corrida de rua vira aliada na erradicação do trabalho infantil em Minas

Live debate os benefícios do esporte e reforça importância do combate à exploração de crianças e adolescentes

Belo Horizonte - Os benefícios da corrida de rua para o corpo e a mente e a possibilidade desse esporte ser um difusor da mensagem da erradicação do trabalho infantil entre seus praticantes e a sociedade em geral. Foram alguns assuntos debatidos em 19 de agosto, na live "Juventude e corrida de rua - Por que você pode ir mais longe", promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com o Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil em Minas Gerais (Fectipa-MG) e a ACE Esportes e Eventos. A transmissão reuniu profissionais das áreas do esporte e da saúde, além de uma representante do MPT.

A procuradora do Trabalho e atual coordenadora regional da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Luciana Coutinho, enalteceu o engajamento dos participantes na realização da live e a necessidade de incentivar prática esportiva de crianças e adolescentes. A procuradora do MPT considera o esporte um importante aliado no combate à exploração de pessoas com idade inferior a 18 anos. "Levar a temática da erradicação do trabalho infantil para o público adepto a corrida rua é uma forma de conscientizar as pessoas sobre importância desse tema, ampliando os destinatários e consumidores das campanhas que são desenvolvidas pelo MPT. Além disso, o acesso ao esporte e ao lazer, não é luxo, é um direito que tem que ser garantido a todos. Isso é muito importante especialmente para adolescentes e jovens", disse.

O jornalista Amigo da Criança da Rede ANDI, Elias Santos, foi quem mediou o debate. Ele ressaltou que a prática esportiva é um fundamental instrumento de formação cidadã e construção de valores. "A corrida de rua é democrática e permite a socialização entre as pessoas".

"Ao abraçar essa causa, conseguimos levar ao público praticante de esporte a mensagem sobre o combate ao trabalho proibido para menores", observou o diretor da ACE Esportes e Eventos, Romulo Moreira, que organiza a Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte, ao se referir à parceria com o MPT na divulgação da campanha "Diga não ao trabalho infantil" entre os atletas de rua. Para ele, o esporte pode ser um instrumento transformador de vida de crianças, adolescentes e jovens.

Já a psicóloga Michelle Rocha falou sobre benefícios da corrida de rua para a saúde mental. Aumento da capacidade de concentração, melhora na autoestima, autoconfiança, bem-estar foram citados pela profissional, que começou a participar de maratonas em 2017. "A corrida nos faz o convite de ficar presente no momento que estamos vivendo, prestando atenção na respiração, no corpo, na postura", disse.

Corredor há 12 anos, o educador físico Thiago Oliveira já disputou oito maratonas e 27 meias maratonas. Ele lembrou da importância dos cuidados a serem tomados antes e depois das corridas para evitar lesões e contusões musculares.

A nutricionista Luciana Cosendey também é uma amante da corrida de rua. Ela começou a praticar em 2016, com grupos, e não parou mais. Segundo ela, o consumo de alimentos saudáveis e balanceados ajuda no desempenho dos corredores e repõe o gasto calórico. "Durante a corrida, é importante alimentação. Depois de uma hora de prova, é ideal a ingestão de carboidrato para proporcionar mais energia", orientou. A íntegra da live está disponível neste link.

Os atletas de corrida de rua que vão participar da XI Meia de BH estão convidados a conhecer e apoiar as inciativas de combate ao trabalho infantil. O tema será estampado nas redes sociais e nas peças de divulgação da prova. Essa é uma das iniciativas que integram a Campanha de Combate ao Trabalho infantil em 2020. Você pode conhecer as iniciativas contra o trabalho infantil em Minas Gerais pelo site do MPT: www.prt3.mpt.mp.br ou pelo Twitter @MPTMG.

Leia também:

- Na lista das piores formas de trabalho infantil no Brasil estão 93 atividades



Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir