Corrida de rua como via de transformação da realidade de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social

Live em BH coloca adolescentes em diálogo com preparador físico, nutricionista, psicólogo e praticante do esporte

Belo Horizonte (MG) - Os benefícios da corrida de rua para o corpo e a mente e a possibilidade desse esporte ser um agente transformador na vida de adolescente e jovens em situação de  vulnerabilidade social, residentes em instituições de acolhimento e/ou em cumprimento de medidas socioeducativas. Esses foram alguns assuntos debatidos na live "Corrida de Rua como Esporte: Mudar hábitos e Transformar Vidas”, promovida, no dia 26 de fevereiro, pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT/MG) em parceria com o Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil em Minas Gerais (Fectipa/MG), a ACE Esportes & Eventos e a Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo de MG (Suase). O evento reuniu diversos adolescentes e jovens contemplados pelo projeto, além de profissionais das áreas do esporte e da saúde.

live corrida
live corrida

“A atividade física aumenta a produção de certas substâncias químicas no nosso cérebro e isso nos ajuda a melhorar nossos níveis de estresse, nosso sono, assim como a depressão e a ansiedade. Ela auxilia a lidar melhor com nossa raiva e nossa agressividade, pois nos ajuda a ‘esfriar a cabeça’ para, inclusive, resolver conflitos de forma mais assertiva. São benefícios ‘invisíveis’ e que trazem uma melhoria substancial na vida dos praticantes da atividade física" destacou a psicóloga educacional e psicoterapeuta, Michelle Rocha. Além disso, a prática do esporte “nos ajuda a sonhar e a ter pequenas conquistas a cada desafio superado, o que contribui sobremaneira para a melhoria da nossa autoestima. São pequenas transformações que nos ajudam a enxergar o mundo de forma mais positiva, entendendo que somos capazes de alcançar um objetivo e até mesmo de nos superar".


Corredor há 12 anos, o educador físico e pós-graduado em Medicina do Esporte, Thiago Oliveira falou sobre a importância da realização do treinamento e as possibilidades que o esporte traz direta ou indiretamente. “Treinamento é diferente de simplesmente pegar um tênis e sair correndo. Treinamento envolve planejamento, preparação, fases distintas e evolução das etapas. Com o treinamento adequado, o atleta melhora sua performance e reduz os riscos de lesão. Além disso, o exercício físico, de modo geral, traz inúmeros benefícios ao seu praticante, como: melhora do condicionamento, fortalecimento, perda de peso, aumento colesterol bom e diminuição do ruim, aumento da massa magra, diminuição do percentual de gordura, aumento da disposição para o dia a dia, melhora do foco e da concentração e diminuição do estresse e da ansiedade, sem falar que você consegue transferir todos estes benefícios para sua vida cotidiana, seja no trabalho ou dentro de casa. Planejando e organizando suas tarefas, assim como você faz na corrida quando vai fazer um treino longo ou uma prova que você treina por meses para ela, você entende que por mais difícil que pareça, nenhum obstáculo é impossível de ser ultrapassado, você passa a se conhecer melhor e a entender que sim, você pode ir além", ressalta. "A corrida de rua é o esporte mais democrático e, certamente, de menor custo para o praticante, com incontáveis benefícios para a saúde, agradáveis oportunidades de socialização, além de ser um possível agente transformador para a vida desses jovens. "pode ser uma potencial carreira e fonte de renda para estes jovens que vêm de uma realidade já tão difícil. É uma possibilidade de abrir novas perspectivas para o futuro”, observou o diretor da ACE Esportes e Eventos, Rômulo Moreira, que organiza a Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte. Para ele, o esporte pode ser um instrumento transformador de vida de crianças, adolescentes e jovens.


A profissional especializada em Nutrição Esportiva, Luciana Cosendey, orientou os jovens sobre a alimentação descomplicada. Ela destacou que, mais importante do que matar a fome ou a vontade de comer, é necessário ter uma alimentação equilibrada, balanceada e saudável, rica em nutrientes. A gente consegue toda a energia e todos os nutrientes necessários para a prática da corrida na alimentação básica, naquele famoso ‘prato colorido’. Quanto mais diversificadas as cores do nosso prato, melhor”. E sobre o preço desses alimentos, ela ainda dá uma dica: “dê preferência para comprar sempre os alimentos típicos da estação, pois eles têm preços melhores, e aí ao longo do ano você vai variando estes alimentos conforme a estação”. A nutricionista falou, também, sobre a importância da hidratação, principalmente para os praticamente de atividade física. “Durante a corrida, a gente transpira, por isso, temos que estar muito atentos à quantidade de água que ingerimos. Lembrando que o indicado é, pelo menos, dois litros por dia. Além disso, quando corremos perdemos também sais minerais e outras substâncias, por isso, depois da corrida, é indicado fazer uma refeição com carboidrato e proteína”.


A iniciativa faz parte de reversão de recursos realizada pelo Ministério Público do Trabalho para as empresas organizadoras da Meia Maratona de Belo Horizonte visando inserir o tema de combate ao trabalho infantil nas peças e espaços promocionais do evento esportivo. Através da destinação de valores, houve disponibilização também de trinta cortesias para participação na corrida, todas distribuídas entre adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e aprendizes indicados pelo FECTIPA/MG e pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase) do Estado de Minas Gerais. Os adolescentes e jovens selecionados receberão tênis, meias, camisetas, squeezes dentre outros brindes, além do kit de participação na corrida Meia Maratona de BH. Eles serão beneficiados ainda com a contribuição dos profissionais voluntários para preparação física, nutrição e outros, como incentivo para prática da corrida e participação no evento esportivo.


"Entendemos que possibilitar o contato direto desses jovens com profissionais da educação física, nutrição e psicologia, além da parte instrutiva para o aprendizado sobre o funcionamento do corpo e os cuidados se cuidar bem para a prática do esporte é também uma forma de ajuda-los a se motivar para prática do esporte e fortalece-los mental e emocionalmente para a busca de novos projetos de vida", destaca a procuradora do trabalho Luciana Coutinho.

Leia também:

- Projeto Resgate a Infância - Eixo Educação

- Na lista das piores formas de trabalho infantil no Brasil estão 93 atividades

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir