MPT participa do lançamento da campanha de incentivo à aprendizagem profissional promovida pelo FECTIPA – MG

Em 10 VTs, ex-aprendizes dão vida à campanha "Minha história na aprendizagem"

Belo Horizonte (MG) – A apresentação de resultados concretos e a transformação que a aprendizagem pode incentivar na vida de um jovem, em diversas aéreas, é o tema da campanha Minha História na Aprendizagem, promovida pelo Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (Fectipa/MG). Em uma séria de 10 vídeos, jovens relatam suas experiências com a aprendizagem e o futuro que conseguiram construir a partir dela. A live de lançamento da campanha foi realizada nessa quinta-feira, 22 de abril, pelo canal do Fectipa/MG no YouTube. Os vídeos foram produzidos pelo FECTIPA, CENAP e ONG Antenados a partir de recursos revertidos pelo Ministério Público do Trabalho. 

 

Trabalhando atualmente na produtora de vídeo onde foi aprendiz, Leonardo Abras, destacou a importância da etapa para a conquista da carreira profissional: “Eu tenho 20 anos e hoje eu sou fotógrafo, cinegrafista, editor de imagem, produtor, desenvolvedor, analista de sistema e tudo isso eu conquistei graças a aprendizagem. Qualquer jovem que tenha oportunidade de viver a aprendizagem dá um passo à frente em sua vida.

A procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Luciana Marques Coutinho, enfatizou que uma das metas prioritárias do MPT é a aprendizagem profissional, que é a concretização do direito à profissionalização para adolescentes e jovens brasileiros, conforme previsto pela nossa Constituição Federal. O contrato de trabalho da aprendizagem é especialíssimo, pois ele é o único que prepondera o aspecto educativo-profissionalizante sobre o aspecto produtivo inerente a qualquer contrato de trabalho".

“Estamos aqui nesse 24 de abril, Dia Internacional do Jovem Trabalhador, para promover a conscientização sobre a importância da oferta de trabalho seguro e qualificado para os jovens e romper preconceitos acerca da contratação de pessoas sem experiência. A população jovem é mais afetada pelo desemprego e é importante que os empresários se abram para a possibilidade de contratação de jovens que estão ingressando no mercado de trabalho", destacou a coordenadora do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e Minas (Fectipa-MG), Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey.

Na mesma direção, a auditora fiscal do Trabalho / SRTb-MG, Christiane Barros enfatizou: "hoje, fazemos muito mais do que o trabalho de aplicação da legislação trabalhista para a concretização dos direitos desses jovens. Nós militamos em prol da defesa desses direitos, porque realmente acreditamos na efetividade dessa política pública que é a aprendizagem profissional. Trabalhamos com uma modalidade de inserção no mercado de trabalho que contempla uma jornada justa, a qualificação profissional tão importante, especialmente no Brasil, em que as escolas não qualificam os alunos para o mundo do trabalho".

Emerson de Oliveira contou que a produtora Os Antenados, do Instituto Ramacrisna, foi criada em 2007 com o objetivo de oferecer aos jovens a possibilidade de se tornarem produtores de conteúdo e agentes transformadores da sociedade. "A história da nossa produtora comprova essa percepção de que vale a pena, sim, investir em vidas e dar a esses jovens oportunidades de educação, trabalho, cultura, ética, respeito, empatia, dignidade. Quem transforma uma vida, transforma um mundo inteiro. Nós nunca saímos de um trabalho da mesma forma como entramos. Cada história muda a gente um pouquinho”.

Um dos personagens que participou dos vídeos foi o Leonardo Abras, 20 anos, que hoje é cinegrafista e editor de imagem da nossa produtora, além de ser professor no nosso curso de audiovisual, relata Emerson de Oliveira. "Eu moro na zona rural, meu pai cursou apenas até a 4ª série, e quando eu falo da minha história, não posso deixar de citar o Ramacrisna, que é uma entidade que sempre me amparou e me incentivou a continuar, me deu oportunidades de crescer tanto profissionalmente quanto pessoalmente", comenta Leonardo.

Nas aulas, Leonardo se percebe ajudando outros jovens a criarem novas perspectivas em suas vidas e não hesita em recomendar sempre a eles: "acreditem em si mesmos, invistam na sua própria formação e acreditem nos seus sonhos, corram atrás de seus objetivos e nunca deixem ninguém dizer a vocês que vocês não podem ou não conseguem fazer algo. A aprendizagem realmente transforma nossas vidas, ela nos ajuda a enxergar possibilidades para nossas vidas e a trilhar novos caminhos”.

Você pode conhecer as histórias de transformação que marcou a vidas desses 10 ex-aprendizes, acessando os vídeos pelo canal do MPT/MG no YouTube e também pelo canal do Fectipa/MG.

 

--                                                                                                                                                                                                                                                                  

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir