• PRTs em Minas
  • PRT Belo Horizonte
  • Resgate a Infância - MPT na Escola 2022: MPT-MG convida Secretarias de Educação do Estado e de Municípios para participar de projeto e capacitação sobre erradicação do trabalho infantil

Resgate a Infância - MPT na Escola 2022: MPT-MG convida Secretarias de Educação do Estado e de Municípios para participar de projeto e capacitação sobre erradicação do trabalho infantil

Belo Horizonte (MG) – Municípios Mineiros e o Estado de Minas Gerais foram convidados para reunião preliminar que dará início ao Projeto Resgate a Infância - Eixo Educação - MPT na Escola, realizado pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), em 2022. Visando a ampliação do debate em sala de aula sobre os direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente, o Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) firmou parcerias com as Secretarias de Educação, para a promoção de oficinas de capacitação e sensibilização dos profissionais de educação a respeito dos temas.

Em Minas Gerais, 41 municípios e o Estado de Minas Gerais foram convidados este ano para aderir ao projeto e inscrever seus educadores nas oficinas de capacitação: Aimorés, Andradas, Barbacena, Belo Horizonte, Betim,  Brumadinho, Cataguases (Paço Municipal),  Catas Altas,  Congonhas,  Conselheiro Lafaiete,  Diamantina,  Esmeraldas, Governador Valadares,  Ibirité,  Itabirito,  Ituiutaba, Juiz de Fora, Mariana (Prefeitura Municipal),  Montes Claros, Muriaé,  Nova Lima,  Nova Serrana,  Ouro Branco,  Prata,  Ribeirão das Neves,  Santa Bárbara,  São Brás do Suaçuí,  Serro,  Taiobeiras,  Teófilo Otoni, Uberaba,  Uberlândia, Contagem, Janaúba, Pirapora, Ninheira, Unaí, Patos de Minas, Ubá, Leopoldina e Espera Feliz (favor colocar em ordem alfabética, se for o caso). Muitos destes Municípios já participaram da iniciativa nos anos anteriores do projeto, que está em sua 7ª Edição consecutiva no Estado. A novidade este ano é o convite à Secretaria Estadual de Educação, para a participação das Escolas Estaduais.

“O objetivo do projeto é promover, no ambiente escolar, debates sobre o tema trabalho infantil e a necessidade de se prevenir e combater essa grave forma de violação de direitos de crianças e adolescentes”, explica o procurador do Trabalho e Coordenador Regional da Coordinfância, Wagner Gomes do Amaral.

No dia 21 de fevereiro de 2022, às 14 horas, haverá uma reunião virtual do MPT-MG, pela plataforma Microsoft Teams, com o Estado de Minas Gerais e as cidades mineiras interessadas em implementar o projeto em suas redes de ensino, com a escolha dos técnicos e coordenadores pedagógicos para definição de coordenador do projeto e das escolas participantes. Seguindo o cronograma do Prêmio MPT na Escola 2022, no dia 11 de março será ofertada a Capacitação Nacional da Rede de Educação dos Municípios sobre o Enfrentamento ao Trabalho Infantil e o Projeto MPT na Escola. O evento será transmitido pelo canal TVMPT no YouTube, a partir das 13h30min.

Realizada a formação de professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais do ensino fundamental, a erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente serão abordadas na rotina dos alunos com a produção e avaliação de tarefas escolares. Caberá aos Municípios selecionarem os melhores trabalhos – divididos nas categorias conto, poesia, música e desenho - de cada escola participante e, posteriormente, inscrever os vencedores em cada categoria para concorrer ao Prêmio MPT na Escola 2022, Etapa Estadual.

Cada escola poderá inscrever na Etapa Estadual até quatro trabalhos por grupo, sendo admitido apenas um por categoria. O prêmio será dividido em dois grupos: alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil, sendo facultado aos e às participantes abordarem o tema trabalho infantil na reciclagem, no caso de já ter sido ministrado o tema “trabalho infantil” em anos anteriores. O segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, deve abordar a profissionalização do(a) adolescente/aprendizagem profissional.

Etapa Local – Na etapa local, cada Secretaria Municipal de Educação participante do projeto fará a seleção dos trabalhos produzidos por suas escolas e a Secretaria Estadual de Educação fará a seleção e inscrição dos trabalhos produzidos, separadamente por Município. Essa fase tem previsão de encerramento em junho.

Etapa Estadual – Os trabalhos selecionados na fase local poderão ser inscritos na etapa estadual em agosto. Eles serão avaliados por uma Comissão Julgadora Regional criada pela respectiva unidade regional do MPT. O resultado da etapa estadual será publicado no dia 26 de agosto.

Etapa Nacional – Os trabalhos que obtiverem o 1º lugar em cada categoria do prêmio na etapa estadual serão inscritos na etapa nacional no mês de setembro e os vencedores serão revelados no dia 12 de outubro. A cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores ainda não tem data definida.                                                     

CRONOGRAMA DO PRÊMIO MPT NA ESCOLA 2022

Publicação do Regulamento Nacional

20/01/2022

Reunião Prévia com municípios de Minas Gerais

(Microsoft Teams)

21/02/2022 – 14:00

Capacitação Nacional da Rede de Educação

(YouTube)

11/03/2022 – 13:30

Inscrição - Etapa Estadual

01/08/2022

Resultado - Etapa Estadual

26/08/2022

Inscrição - Etapa Nacional

02/09/2022

Resultado - Etapa Nacional

12/10/2022

Cerimônia de entrega da premiação nacional

Em data a ser divulgada

Regulamento Nacional: https://mpt.mp.br/pgt/noticias/regulamento-nacional-2022-assinado.pdf

Leia mais:

https://www.prt3.mpt.mp.br/procuradorias/prt-belohorizonte/2175-premio-mpt-na-escola-divulga-regulamento-nacional-para-edicao-de-2022

Promo Nº 003438.2021.03.000/6

-- 

 

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

 

Imprimir