VelociRápidos disputaram a Meia Maratona de BH neste domingo, 25

Dezessete adolescentes e jovens beneficiários do projeto participaram do evento esportivo

Belo Horizonte (MG) – O Projeto VelociRápidos tem por objetivo incentivar a prática esportiva entre adolescentes e jovens matriculados em Programas de Aprendizagem Profissional, em situação de acolhimento institucional, vítimas resgatadas da situação de trabalho infantil e egressos ou usuários do sistema socioeducativo. Neste domingo, 25 de junho de 2023, 17 jovens que participaram da 1ª e da 2ª Edição do projeto disputaram as provas de 5 e 10 km da Meia Maratona de BH. Alguns deles começaram a correr na primeira edição do projeto, em 2021 e não pararam mais.

"A ideia do projeto é exatamente fornecer apoio técnico, psicológico e nutricional, para que os adolescentes e jovens possam integrar a prática esportiva em suas atividades diárias. Desde o lançamento, em 2021, o Projeto VelociRápidos conquistou muitos apoiadores voluntários, o que tem feito dele uma iniciativa de sucesso. O projeto é parcialmente custeado com recursos destinados pelo Ministério Público do Trabalho, a partir de multas e indenizações de processos trabalhistas", destacou a procuradora do Trabalho Luciana Marques Coutinho.

Thiago Araújo, preparador físico esportivo da Salus Running Assessoria Esportiva, uma das empresas que participa do projeto, explica que, "a cada nova edição do projeto, ele faz a preparação técnica dos jovens ao longo de seis meses. Eles são avaliados, orientados sobre como todas as questões relacionadas à corrida de rua, como alimentação, pré-treino, aquecimento. Após 6 meses, voltamos a nos encontrar nas corridas de rua. Alguns deles adotaram a corrida como esporte e estão sempre correndo conosco".


"Eu nunca pensei em disputar provas de corrida de rua. Aceitei um convite, em 2022, imaginando que seria apenas uma corrida, depois soube que tinha toda uma fase de treinamento. Quase desisti, só que não. Hoje disputei minha quarta prova. Agora estou com rotina regular de treino três vezes por semana e aperfeiçoando minha corrida. Vejo que corrida não é só um esporte. A gente trabalha o mental e você trabalha também, senti que evolui bastante mentalmente, com a prática", conta o aprendiz Arthur Ferreira.

Gerad Souza comemora as três provas que já disputou. "Sempre gostei de esportes, mas nunca tinha praticado corrida. Hoje tenho uma rotina de treino de três vezes por semana. Depois do VelociRápidos peguei apreço pelas corridas. Me sinto motivado a melhorar meus resultados, a crescer no esporte. Quem sabe, em breve, correr os 21 km de uma meia maratona. Fiquei muito animado com o meu melhor desempenho que foi de 5km em 27 minutos".

Arthur e Gerad são aprendizes da Fundação CDL e exercem atividades profissionais na empresa Localiza, há pouco mais de um ano. Ambos já estão com os planos de futuro acadêmico encaminhados: "Formei em técnico em meio ambiente e estou pensando em fazer engenharia ambiental", diz Arthur. "Eu curso Análise de Desenvolvimento da Informação, em uma faculdade de BH", diz Gerad.

"A ajuda do MPT, da CDL e da Clínica Salus foi muito importante para evoluirmos no esporte. Todos nos deram muito apoio", concluem os dois jovens.

"Agora que tenho minha rotina de treinos, de 4 a 5 vezes por semana, recomendo a corrida para todos. Esporte é saúde, é vida", diz o aprendiz e aluno do curso de Engenharia Agronômica Gustavo, que iniciou no esporte em 2021, também por incentivo do Programa VelociRápidos. "Na primeira prova fiz 21km em 1h35, hoje fiz 10km em 51 minutos. Considero um tempo bom, já que não sou atleta profissional, sou amante da corrida de rua".

"As minhas duas corridas foram muito gratificantes, o esporte é incrível. Quando fui convidado, não pensei duas vezes em aceitar. Eu e Gustavo disputamos as duas provas juntos e fizemos os mesmos tempos. Atualmente corro de segunda a sábado e já estou animado para a próxima. Além de estimular a saúde, a prática esportiva me ajuda a conhecer pessoas, ampliar meu network." diz Saulo. 

Na 14ª Meia Maratona de Belo Horizonte a #ChegadeTrabalhoInfanil estampou a camiseta, a fita das medalhas, o pórtico de largada e chegada, além do podium de premiação. O locutor do evento esportivo leu a seguinte mensagem: "#Chega de trabalho infantil!! Essa é a mensagem que o Ministério Público Do Trabalho (MPT) fez ecoar na 14ª meia maratona de Belo Horizonte. Nenhuma criança com menos de 14 anos pode trabalhar, isso inclui qualquer atividade, seja na padaria da esquina, na oficina mecânica, no lava-jato ou comércio de produtos no sinal de trânsito. Adolescente só pode trabalhar a partir dos 16 anos, antes disso só como aprendiz e somente a partir de 14 anos. E o programa de aprendizagem precisa garantir todos os direitos trabalhistas. Mesmo a partir dos 16 anos, o adolescente não pode trabalhar em atividade que exponha sua vida, sua segurança, sua saúde. Diga não ao trabalho infantil! Isso é condição para uma sociedade mais justa e menos desigual. É dever de todos! Saiba mais apoie essa causa em suas redes sociais: chega de trabalho infantil! Denuncie: disque 100." Além da divulgação no dia do evento, material das campanhas do MPT foi veiculado, nas redes sociais da Meia Maratona como fruto da parceria firmada com empresa Ace Esportes e Eventos.

Próxima edição a caminho: A 3ª Edição do Velocirápidos já foi apresentada ao MPT pelo Instituto IDCT e pela empresa Ace Esportes, responsáveis pelo projeto. As tratativas para viabilizar uma nova destinação de recursos já estão em andamento. Os jovens serão selecionados a partir de indicação de entidades formadoras dedicadas a aprendizagem profissional, pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo e Centros Socioeducativos do Estado de Minas Gerais, pelos gestores do acolhimento institucional e do atendimento de vítimas resgatadas do trabalho infantil da Prefeitura de Belo Horizonte. "Os beneficiários receberão equipamentos esportivos, terão acompanhamento nutricional, fisioterápico e psicológico, além de preparação física por seis meses. Além disso, os beneficiários têm custeadas inscrições para disputar corridas de rua na Capital, a exemplo da 15ª Meia Maratona de Belo Horizonte em 2024", anuncia a procuradora Luciana Coutinho.

Confira as fotos do evento.

 

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir