14ª Meia Maratona Internacional de BH neste domingo (25) dá visibilidade à campanha #Chega de trabalho infantil

 As provas serão nas modalidades corrida 5km, 10km ou 21km

Belo Horizonte (MG) – Nesse domingo, 25, a partir das 07h20, centenas de atletas vão dar a volta completa na orla da Lagoa da Pampulha para disputar a 14ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte. Os corredores serão convidados a conhecer e se engajar na campanha pela erradicação de toda forma de exploração de crianças e adolescente promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e diversos parceiros.

Todos os anos o trabalho infantil afasta da escola, da convivência social e familiar, mata e fere milhares de crianças e adolescentes. Segundo dados do IBGE, o Brasil possui 4,6% das crianças e dos adolescentes, entre 5 e 17 anos de idade, trabalhando, o que representa mais de 1,8 milhão de meninos e meninas, sendo 1,3 milhão em atividades econômicas e 463 mil em atividades de autoconsumo.

"#Chega de trabalho infantil!! Essa é a mensagem que o Ministério Público Do Trabalho (MPT) quer fazer ecoar nesta 14ª meia maratona de Belo Horizonte. Que as crianças e adolescentes brasileiros tenham assegurados direitos como alimentação, lazer, cultura, acesso à escola, aprendizagem profissional", defende a gerente nacional do Projeto Políticas Públicas da Coordinfância, procuradora do Trabalho Luciana Coutinho.

A procuradora explica que nenhuma criança com menos de 14 anos pode trabalhar, isso inclui qualquer atividade, seja na padaria da esquina, na oficina mecânica, no lava jato ou comércio de produtos no sinal de trânsito. Adolescente só pode trabalhar a partir dos 16 anos, antes disso só como aprendiz e somente a partir de 14 anos. E o programa de aprendizagem precisa garantir todos os direitos trabalhistas. Mesmo a partir dos 16 anos, o adolescente não pode trabalhar em atividade que exponha sua vida, sua segurança, sua saúde.

Um grupo de 20 adolescentes e jovens que participam de programas sociais em BH receberam acompanhamento físico, psicológico e nutricional gratuitos para se preparem para disputar a corrida. Eles integram o Projeto VelociRápidos custeado com verba destinada pelo MPT e apoiado pelos parceiros Rômulo Moreira, Produtor e Coordenador Geral, Thiago Araújo, Coordenador Técnico, Thales Pereira, Auxiliar Técnico, Michelle Araújo, Psicóloga, Bruno Gontijo, Fisioterapeuta e Luciana Cosenday, Nutricionista.

Diga não ao trabalho infantil! Isso é condição para uma sociedade mais justa e menos desigual. É dever de todos! Saiba mais apoie essa causa em suas redes sociais: chega de trabalho infantil! Denuncie disque 100.

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir