Reunião no Ministério Público do Trabalho discute novas possibilidades para a 3ª edição do Projeto VelociRápidos

Belo Horizonte (MG) – Nesta terça-feira (18), foi realizada a primeira reunião para tratar sobre a 3ª edição do Projeto VelociRápidos, que tem início previsto para os próximos meses. "Nesta edição, além das 20 vagas tradicionalmente destinadas a adolescentes e jovens assistidos por programas de proteção a pessoas em situação de vulnerabilidade social, cinco vagas adicionais serão destinadas, especificamente, a jovens egressos de edições anteriores que ainda estejam engajados na atividade esportiva corrida de rua".

O Projeto tem por objetivo incentivar a prática esportiva e apresentar a corrida de rua como uma possibilidade de transformação para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Além disso promove a conscientização acerca da importância do combate ao trabalho infantil e à exploração do trabalho adolescente.

O VelociRápidos consiste em um grupo de corrida formado por adolescentes e jovens, a partir dos 16 anos, em situação de vulnerabilidade social que recebem durante seis meses orientação profissional e atendimento de educadores físicos, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, kit de equipamentos para a prática esportiva, transporte e alimentação para os treinos presenciais, além de isenção de pagamento da taxa de inscrição em 04 eventos (corridas de rua) em Belo Horizonte. A marca do grupo de corrida foi criada durante a primeira edição do projeto com a participação dos próprios adolescentes e jovens participantes, através de uma oficina desenvolvida pela Agência de Iniciativas Cidadãs – AIC.

O projeto vem sendo custeado com recursos destinados pelo Ministério Público do Trabalho tem atendido a adolescentes e jovens egressos ou usuários do sistema socioeducativo, em situação de acolhimento institucional, vítimas resgatadas da situação de trabalho infantil e aprendizes indicados por entidades formadoras que compõem o FECTIPA.

A reunião teve por objetivo, anunciar o início da terceira temporada, apresentar os resultados obtidos na 2ª edição do Projeto e ouvir sugestões de gestores de Programas Sociais e instituições convidadas que veem participando da iniciativa e terão o desafio de motivar novos jovens a ingressar no projeto e ajudá-los a permanecer durante os seis meses de treinamento e nas disputas de provas de corrida de rua.

Diversas sugestões foram colhidas, desde novos tipos de modalidade e prática esportiva, revisão de itens de utilidade e conforto para o kit dos atletas, até realização de gincanas para engajar a campanha Chega de Trabalho Infantil, ampliação de vagas, dentre outras.

"Essa ampliação de vaga foi um dos pleitos da reunião e, embora vá impactar nos custos do projeto, entendemos que tem um potencial estratégico importante, no sentido de que vamos incentivar os egressos a se manterem na prática e eles, por sua vez, serão com certeza, referências positivas importantes para os novatos que estão chegando, explica a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Luciana Coutinho, que vem promovendo destinações de verbas para custeio do projeto.

A procuradora do Trabalho, Luciana Coutinho, sugeriu a introdução no calendário do projeto de dois eventos, um de abertura e outro de encerramento, que serão realizados na sede do MPT em Belo Horizonte. "Teremos a abertura com os jovens, os representantes das entidades e com as famílias dos atletas, como forma de motivar a família a também ser entusiasta da prática esportiva na vida desses jovens", defende a procuradora. "O evento de encerramento já tivemos em edições anteriores e é sempre uma festa muito bonita, com confraternização e valorização do esforço de todos".

O projeto VelociRápidos é gerido pelo Instituto IDCT, com organização promovida por Rômulo Moreira da empresa ACE Brasil Esporte e Eventos que enfatizou durante o encontro: "Com muita alegria e sentimento de que a caminhada segue firme na direção do fortalecimento deste projeto que estimula as boas práticas através do esporte, em especial a Corrida de Rua, promove o convívio social, bem como propõe ações que valorizem a saúde e o bem estar físico e mental de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social".

Participaram da reunião representantes do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), FECTIPA, Rede Cidadã, Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (SUASE-DFP), CDEISL, ASSPROM, Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI/SUAS/PBH), Subsecretaria de Assistência Social (PBH/SUASS/MGS), Subsecretaria de Assistência Social (PBH/SUASS/GGSAC), Salus Running, Fundação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-BH), Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT) e Centro Socioeducativo Santa Clara (CSE).

 

Saiba mais sobre o Projeto Velocirápidos:

Parceria abre portas da corrida como prática esportiva para jovens em situação de vulnerabilidade social

Corrida de rua como via de transformação da realidade de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social

Projeto Velocirápidos promove prática esportiva para jovens em situação de vulnerabilidade social

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir