A 3ª Edição do Projeto VelociRápidos foi lançada hoje no Ministério Público do Trabalho em BH

Mais de 60 jovens já foram beneficiados pelo projeto

VelociRápidos! Um grupo mineiro de corrida de rua que tem por finalidade viabilizar o acesso à prática esportiva para adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social, na região metropolitana de Belo Horizonte. Nesta segunda-feira, 18, foi lançada, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), a 3ª Edição do Projeto, que vai ser implementado durante os próximos seis meses, com conclusão prevista para 18 de março de 2024.

Com financiamento destinado pelo MPT, o projeto abriu 25 vagas para adolescentes nesta edição, sendo 18 para iniciantes e sete para veteranos. Nos três anos de realização, o projeto já contemplou 65 adolescentes e jovens. O projeto tem entre os seus objetivos capacitar tecnicamente os atletas, desenvolver a consciência para saúde física, nutricional e emocional, reforçar que o esporte é um caminho seguro para que adolescentes e jovens amadureçam, elevem a auto-estima, valorizem, a saúde do corpo e da mente, socializem e se fortaleçam para enfrentar sem medo os desafios e obstáculos que a vida impõe a todos.

Os alunos vão cumprir um plano orientado de treinamento, com foco na participação em provas de 5km e 10km. "Terão acompanhamento, nutricional, psicológico e fisioterápico. A agenda do projeto inclui treinos semanais online, nove treinos presenciais, participação em quatro corridas de rua, kit completo de vestuário, transporte para treinos presenciais", descreve o gestor do Projeto, Rômulo Moreira.

"Esse grupo tem a importante missão de carregar duas bandeiras, a da corrida de rua como desafio de transformação para cada um individualmente e a bandeira do "Chega de Trabalho Infantil", que precisa ser encampada por toda a sociedade, pois sabemos que essa é uma causa que depende da força de todos para ser vencida", destacou a procuradora do Trabalho, Luciana Coutinho, responsável pela destinação da verba para o projeto desde a sua primeira edição em 2021. "Esse é um projeto que nasceu coletivo, tem evoluído graças a um esforço e seguirá florescendo somente com a ajuda de todos. Iniciamos contando apenas com a esforço de voluntários e agora já temos uma gestão profissionalizada e pela segunda edição consecutiva, o apoio importante do Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT)", enfatiza a procuradora.

O Presidente do IDCT Gustavo Costa Nassif, descreveu o VelociRápidos como um projeto de cidadania para incluir as pessoas e fazer com que cada um tenha condições de reconhecer-se partícipe no contexto em que vive. "O nosso desejo é extrair o melhor de cada um, você tem muito de bom a oferecer para si próprios, para a sua família, seus amigos e para a sociedade onde vive", disse aos alunos.

"Ver a evolução dos atletas é muito gratificante", diz o preparador físico Thiago Araújo que, já correu uma meia maratona ao lado de um dos alunos do projeto. "Não quero ver ninguém desanimado, vamos pegar firme", convocou o preparador.

"A oportunidade deste projeto vai mostrar que o mundo pode ser maior do que vocês imaginam hoje, dos espaços que ocupam. As oportunidades podem surgir mesmo em situação de violação de direitos. A cidade é de vocês, enfatizou Marcus Sarmento da Prefeitura de Belo Horizonte.

"Participo do projeto desde o início. É um orgulho estar contribuindo de uma forma e fazer parte dessa família VelociRápidos. Aproveitem essa chance de vivenciar espaços onde vocês talvez não tenham pensado estar presentes. Vocês podem se transformar no que quiserem e se estar envolvido com o esporte, sem dúvida fará diferença positiva nessa jornada", destacou o representante da Superintendência de Atendimento ao Adolescente da Suase, Leonardo Castro.

O ex-aluno do VelociRápidos e agora corredor, Gustavo Alves Ferreira, deu boas-vindas aos novos colegas e destacou o valor da oportunidade: "essa oportunidade pode ser um divisor de águas na vida de vocês. A nossa realidade social torna muito dificultosa a vida do jovem e do adolescente, é preciso valorizar cada momento e fazer com foco. Com o tempo vamos vendo que estamos sendo recompensados por tudo que estamos fazendo".

Representando as entidades formadoras, Janaína Souza, coordenadora pedagógica da aprendizagem na Fundação CDL destacou a satisfação das entidades formadoras em fazer parte do projeto e ver que os estudantes estão cercados de cuidados e tendo novas oportunidades que vão contribuir para a formação de cada um.

O Projeto VelociRápidos é financiado pelo Ministério Público do Trabalho, realizado pelo Instituto de Defesa da Cidadania (IDC) e conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, da Prefeitura de Belo Horizonte, de entidades formadoras. Estão participando da 3ª Edição do Projeto VelociRápidos, além dos veteranos, jovens e adolescentes vinculados às seguintes instituições:

Assprom - Entidade Qualificadora de Aprendizagem - 3 alunos
Casa Esperança - Unidade de Acolhimento Institucional – 4 alunos
SUASE - CSE - Centro Socioeducativo Santa Clara – 3 alunos
SUASE - CSE - Centro Socioeducativo Sete Lagoas – 2 alunos
Fundação CDL - Entidade Qualificadora de Aprendizagem – 3 alunos
PBH – Coordenação do Acompanhamento das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto - 1 aluno
Rede Cidadã – Entidade Qualificadora de Aprendizagem - 2 alunos

 

 

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir