MPT-MG entrega a 68 alunos de escolas públicas mineiras o Prêmio MPT Na Escola

Belo Horizonte (MG) – Cerca de 160 profissionais da educação, estudantes da rede pública de Minas Gerais e seus familiares participaram, no dia 15 de setembro, da solenidade de entrega do Prêmio MPT na Escola 2023 – Etapa Estadual, promovida e realizada no auditório do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG).

A premiação foi dividida nas categorias Conto, Poesia, Música e Desenho e em três grupos: 4º e 5º anos com trabalhos que abordaram o trabalho infantil, 6º e 7º anos, no qual foram apresentados trabalhados sobre a profissionalização do adolescente e 8º e 9º ano do ensino fundamental, que abordaram a segurança e saúde nas escolas e no trabalho.

O projeto tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil, bem como a necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes e a proteção dos jovens trabalhadores para a sociedade, por meio da comunidade escolar. O procurador-chefe do MPT-MG, Arlélio de Carvalho Lage iniciou a premiação destacando a importância do MPT na Escola.

"Estamos aqui para realizar o reconhecimento do esforço pela erradicação do trabalho infantil e a proteção de adolescentes no nosso estado. Neste ano somos cerca de 150 mil pessoas pensando e dialogando sobre a emergência da erradicação do trabalho infantil e todas as suas formas de exploração. É uma honra realizar essa premiação e ter vocês aqui, estudantes, nós precisamos de vocês para que o Brasil cresça com seriedade, firmeza e se torne um exemplo para o mundo", finaliza.

"O programa envolve além de toda comunidade escolar, os familiares dos alunos e muda a cultura pois é trabalhado com as crianças e os adolescentes o conhecer e defender seus direitos: o direito a escola e o direito ao não trabalho, cuja violação também é uma forma de violência." complementou a coordenadora do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (Fectipa/MG), Elvira Cosendey.

Os municípios que mais conquistaram prêmios foram Congonhas, Taiobeiras e São Brás do Suaçuí. Congonhas teve 7 trabalhos vencedores, 2º lugar na categoria Conto (8º e 9º anos); 3° lugar (4º e 5º anos) e 1º lugar (8º e 9º anos) na categoria Música; 3° lugar (4º e 5º anos) e 1º lugar (8º e 9º anos) na categoria Poesia; 2° lugar (4º e 5º anos) e 1º lugar (6º e 7º anos) na categoria Desenho.

A cidade de Taiobeiras teve cinco trabalhos premiados: 3º lugar (4º e 5º anos), 1º lugar (6º e 7º anos) e 1º lugar (8º e 9º anos) na categoria Conto e o 1º e 2º lugares na categoria Música 4º e 5º anos e 6º e 7º anos, respectivamente. São Brás do Suaçuí ficou em 1º e 3º lugares na categoria Conto 4º e 5º anos e (6º e 7º anos); 3º lugar na categoria Poesia (8º e 9º anos); 3º lugar (4º e 5º anos) e 2° lugar (8º e 9º anos) na categoria Desenho.

"Alegria e realização são sentimentos que dão o tom para o evento de Entrega do Prêmio MPT na Escola. Vibrantes, professores e alunos comemoram a alegria de voltar para a casa com um prêmio e com a certeza de terem contribuído para a conscientização sobre a necessidade da erradicação do trabalho infantil", avaliou coordenador Regional da Coordinfância em Minas Gerais e procurador do Trabalho, Wagner Amaral.

Confira as fotos do evento

 

 

 

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir