Evolução e comprometimento são os destaques durante encerramento da 3ª edição do Projeto VelociRápidos

Belo Horizonte (MG) - Na última sexta-feira, 12/04, foi realizado o evento de encerramento da 3ª edição do projeto VelociRápidos na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Belo Horizonte. O evento contou com a participação dos adolescentes e jovens que participaram do projeto, das entidades e instituições parceiras e da equipe técnica que auxiliou os jovens.

A procuradora do Trabalho, responsável pela destinação dos recursos de custeio ao Projeto, Luciana Coutinho, deu início à reunião, agradecendo a presença de todos, a gestão do projeto pelo Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência (IDCT), o envolvimento das instituições participantes e, sobretudo, dos adolescentes e jovens.

"É sempre uma alegria muito grande falar sobre o projeto VelociRápidos, seja na abertura ou no encerramento de mais uma edição bem-sucedida. É um momento de felicidade e agradecimento porque é um projeto que nós do MPT temos muita honra em participar e em colaborar para que aconteça. É gratificante ver o nosso trabalho de fazer valer as leis trabalhistas, ser transformado em algo como o VelociRápidos", enfatiza Luciana Coutinho.

O produtor da ACE Esportes e Eventos, Rômulo Moreira, gestor do projeto, fez uma breve apresentação sobre o projeto e os resultados dessa 3ª edição, "é muito gratificante participar de mais uma edição do projeto VelociRápidos. Nesse momento de encerramento podemos perceber a evolução, o amadurecimento e o engajamento das unidades e dos próprios adolescentes. Tivemos alguns diferenciais nessa edição: a ampliação de 20 para 25 vagas, sendo 5 destinadas para jovens que participaram das edições anteriores. Esse foi um ponto positivo com uma resposta muito boa; o número de unidades participantes que foram 9 no total; o comprometimento foi um dado muito positivo, foram ofertadas 13 atividades no qual 88% dos jovens compareceram a 8 ou mais atividades."

O Presidente do Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência (IDCT), responsável pela execução do projeto, Gustavo Costa Nassif, agradeceu a oportunidade de fazer parte do projeto e parabenizou os jovens pelo interesse e participação, "participar desse projeto é um motivo de muita satisfação e honra. O IDCT tem como objetivo o estímulo a cidadania, a participação das pessoas e ao desenvolvimento sustentável, tudo que o VelociRápidos é. Aos jovens eu deixo a mensagem de que a boa semente vai gerar bons e grandes frutos que vão gerar novas sementes e novos frutos."

A coordenadora do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fectipa/MG), Elvira Cosendey, parabenizou os VelociRápidos e destacou a oportunidade de cada um ser um fomentador da prática esportiva, "o recado que deixo é o de que vocês sejam incentivadores da prática esportiva para os seus amigos, colegas, familiares e vizinhos. Concluir o projeto é só a primeira etapa de muitas que terão na vida e isso mostra que vocês são capazes e que existem muitas pessoas que acreditam em vocês, mas o mais importante é acreditarem em si mesmos".

O veterano Gustavo, conta a sua experiência em participar do projeto, "participo desde a primeira edição, realizada em 2021, e desde então foi um crescimento enorme para mim ao conhecer pessoas e profissionais que nos apoiaram. Em cada momento vivido, tivemos nossas pequenas conquistas e pudemos ver o nosso crescimento. A vida do jovem tem sido mudada através de projetos como esse, porque uma das formas que temos para mudar nossa realidade é por meio do esporte". O jovem deixa uma mensagem: "enquanto nós tivermos esperança, nós podemos chegar em algum lugar e crer que podemos ter uma vida melhor a cada dia."

Para a jovem Ana Flávia, participar do projeto nesta 3ª edição trouxe uma percepção de conjunto que ajudou em vários âmbitos e partes da sua vida. "O projeto foi uma experiência ótima e que me fez perceber que o esporte vai muito além do esforço físico, depende também do nosso esforço mental e da nossa vontade."

Além do acompanhamento profissional, os adolescentes e jovens receberam durante o projeto materiais e equipamentos para corrida, como camisetas, shorts, tênis, squeeze, bolsas, dentre outros. Os participantes também contaram com transporte e alimentação nos treinos presenciais e nas corridas esportivas.

Também participaram do evento além da equipe de execução do projeto, representantes do Estado de Minas Gerais (SUASE - Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo), da Prefeitura de Belo Horizonte (Subsecretaria de Assistência Social – SUASS - Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania – SMASAC), dos Centros Socioeducativos de Belo Horizonte (Santa Clara) e de Sete Lagoas, da Fundação CDL e da ASSPROM - Associação Profissionalizante do Menor.

Número do Processo: 0090600-86-2009.5.03.0020

 

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir