Inclusão e superação marcam o encerramento da 4ª edição do Projeto VelociRápidos

Belo Horizonte (MG) – Na última quarta-feira (17/12), a sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Belo Horizonte recebeu o evento de encerramento da 4ª edição do projeto VelociRápidos. A cerimônia reuniu adolescentes e jovens participantes, entidades parceiras e a equipe técnica que acompanhou as atividades ao longo do ano.

A procuradora Regional do Trabalho, Luciana Coutinho, responsável pela destinação dos recursos de custeio ao projeto, abriu a reunião agradecendo a gestão do Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência (IDCT), o envolvimento das instituições e o esforço dos jovens.

“Ressalto a importância do projeto social, que vem sendo implementado há cinco anos, em benefício direto de dezenas de adolescentes e jovens. O VelociRápidos além de propiciar uma oportunidade a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social de conhecer e ter atendimento qualificado de suporte para a prática da corrida de rua, ainda vem sendo um veículo para reforçar as ações de conscientização e sensibilização contra o trabalho infantil”, enfatiza Luciana Coutinho.

O assessor da presidência do IDCT, Thiago Guimarães Castro, ressaltou que o encerramento da edição é, na verdade, um novo ponto de partida. “A jornada de vocês não termina aqui; ela ganha um novo fôlego. A verdadeira corrida começa quando acreditamos no nosso potencial. Que vocês levem as experiências desses nove meses como base para todos os desafios que virão pela frente”, incentivou ao representar o instituto.

“É sobre sonhar que vocês podem ir bem na profissão e na aprendizagem; sonhar que podem praticar esporte e exercer responsabilidades”, pontuou a presidente do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA), Elvira Cosendey. Segundo ela, os jovens são motivo de orgulho para toda a rede.

Representando as unidades de acolhimento de Belo Horizonte, a coordenadora Renata Virgínia da Silva celebrou o envolvimento coletivo: “Ver o resultado do projeto traz uma alegria imensa. Desejamos que vocês sejam agentes de mudança em suas famílias e comunidades, mostrando que é possível buscar novos caminhos.”

A superintendente da ASSPROM, Rosânia Alves Teles, reforçou que os participantes se tornaram referências. “Vocês são exemplos para seus colegas e para a comunidade. O esporte foi a mola propulsora; o VelociRápidos é um projeto que transforma velocidade em ação”, resumiu.

Balanço da edição

Ao apresentar os resultados de 2025, o gestor e produtor geral do projeto, Rômulo Moreira, detalhou a jornada de nove meses que incluiu 10 treinos presenciais e 7 corridas oficiais. “Os resultados não foram fruto do acaso, mas de planejamento e dedicação. Com o recorde de 13 instituições envolvidas, a corrida de rua foi a ferramenta para promover bem-estar físico e mental. Que essas experiências permaneçam no coração e nas pernas de cada participante!”, celebrou.

Relatos dos atletas

“Este projeto foi transformador. Ele me deu uma direção”, relatou o jovem Anthony Gabriel ao descrever sua trajetória. Ele destacou que, mesmo diante de dificuldades físicas, a vontade de concluir o desafio prevaleceu: “Percebi que sou capaz de seguir em frente. O incentivo que deixo é: não desistam.”

A importância da persistência também foi o tema central da fala de Laura Luiza. “Na minha prova de 16km, não fui tão bem quanto esperava, mas continuei e finalizei mesmo caminhando. O recado que deixo é constância e determinação, porque todos nós podemos conseguir”, incentivou a atleta.

Para Ranner Pablo, o espírito de equipe foi o diferencial. “O projeto muda a gente. Durante a corrida, às vezes você desanima, mas vê alguém com a blusa do VelociRápidos e se sente incentivado a continuar. Saber que há pessoas ali torcendo por você faz toda a diferença”, concluiu agradecendo a união entre os colegas.

O Projeto VelociRápidos é financiado pelo Ministério Público do Trabalho, realizado pelo Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência (IDCT) e conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, da Prefeitura de Belo Horizonte e de entidades formadoras.

O calendário 2025

A 4ª edição contou com uma programação intensa:

  • Abertura: 27 de março.
  • Treinos: 10 encontros presenciais (incluindo modalidades de Trail Run).
  • Provas: 7 corridas oficiais (concluindo com a O2 Run em 14/12).
  • Suporte: Treinos virtuais com planilhas semanais via WhatsApp.

Instituições participantes

Participaram adolescentes vinculados às seguintes entidades:

  • ASSPROM
  • Casa Esperança
  • Casa Lar Francisca de Paula
  • CCHJ
  • SUASE (Centros Socioeducativos Santa Clara e Ribeirão das Neves)
  • Fundação CDL
  • PBH (Coordenação de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto)
  • Rede Cidadã
  • CENAP

 

Leia também 

VelociRápidos marcam presença e conquistam pódio na Track & Field Experience Running

VelociRápidos na 16ª Meia Maratona de BH

A 4ª Edição do Projeto VelociRápidos foi lançada hoje no Ministério Público do Trabalho em BH

 

 

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Siga-nos no Instagram e no YouTube e saiba mais sobre a atuação do MPT.

Imprimir