Programa Descubra já apresenta resultados concretos em Juiz de Fora (MG)

A cidade é a primeira do interior de Minas a receber o Programa

Juiz de Fora (MG) – Dez adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social foram contratados como aprendizes do Programa Descubra na cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, por meio do Senac.  Estes são os resultados iniciais apresentados na primeira experiência na interiorização do Programa.

Em Juiz de Fora, as articulações foram iniciadas em 2020 e já apresentam resultados na abertura de vagas no mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social. O procurador explica que “além das 10 contratações já efetivadas, estão sendo promovidas diversas reuniões com empresas, havendo a expectativa de novas adesões e, por consequência, destinação de novas vagas de aprendizagem na cidade. Além disso, o Senac disponibilizou vagas em cursos de qualificação profissional, para os quais 74 adolescentes integrantes do público-alvo do Programa manifestaram interesse. Os cursos têm previsão de início já para o mês de junho”.

“A obtenção desses resultados é fruto da constituição do Comitê Gestor Interinstitucional do Município de Juiz de Fora, que tem por objetivo promover, por meio da profissionalização, a inclusão social de adolescentes e jovens em situação de extrema  vulnerabilidade social, em cumprimento de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional e egressos do trabalho infantil”, explica o procurador Wagner Amaral. Além do Ministério Público do Trabalho, integram o Comitê a Gerência Regional do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, a Justiça do Trabalho, a Justiça Comum Estadual, o Estado de Minas Gerais, o Município de Juiz de Fora, o Senai e o Senac.

Programa Descubra - O Programa é uma cooperação interinstitucional que funciona em Belo Horizonte, desde 2019, com o objetivo de promover o acesso de adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional. Um projeto de interiorização do programa já vem sendo articulado desde 2020. "A profissionalização é um direito fundamental de toda e todo adolescente e jovem, reconhecido no artigo 227 da Constituição da República. Cabe aos poderes públicos prover as formas para assegurar plenamente esse direito a todos. Em pouco mais de um ano de funcionamento em BH, o Descubra já mostrou que a constante interlocução entre atores sociais estratégicos pode ser decisiva para o aumento da oferta de oportunidades de aprendizagem e qualificação para jovens no mercado de trabalho. Por isso, a nossa meta agora é sensibilizar gestores públicos e outros agentes para a formação de redes de informação e de atuação em municípios do interior de Minas, para que possamos ampliar os resultados do programa e o número de jovens beneficiados", explica a coordenadora do Comitê gestor do Programa Descubra em Minas Gerais, a procuradora do Trabalho Luciana Marques Coutinho.

Leia mais:

- Programa Descubra avança para o interior de Minas Gerais

- Cooperação interinstitucional gera o Programa Descubra

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir