MPT, MPF, MPMG e DPU recomendam a suspensão de jogos à Federação Mineira de Futebol nas próximas 48 horas

Belo Horizonte (MG) - Os Ministérios Públicos do Trabalho (MPT/MG), Federal (MPF/MG) e do Estado de Minas (MPMG) e a Defensoria Pública da União (DPU) expediram, na tarde dessa quinta-feira, 8, recomendação conjunta à Federação Mineira de Futebol (FMF) e à Secretaria de Saúde do Governo de Minas Gerais, para que sejam suspensas as partidas de qualquer campeonato de futebol, "seja regional, estadual ou local; feminino ou masculino; profissional ou das categorias de base e intermediárias".

No documento, as instituições recomendam que os jogos de competições regionais ou estaduais só devem ser retomados quando a situação epidemiológica permitir.


A recomendação foi expedida em razão dos níveis alarmantes de disseminação da Covid-19 nas últimas semanas, que provocaram um aumento da média móvel de mortes diárias pela doença e levaram à decretação de medidas restritivas às atividades não essenciais em diversos estados brasileiros.


No documento, os signatários citam dados divulgados pela imprensa registrando 320 casos de Covid-19 entre atletas e equipes técnicas durante a Série A do Campeonato Brasileiro de 2020, bem como sucessivos surtos nos clubes de futebol ao longo do campeonato, que indicam "insuficiência dos protocolos e medidas adotas pela CBF e pelas Federações para evitar o contágio dos profissionais envolvidos na competição".


O descumprimento das medidas recomendadas poderá implicar na adoção de providências administrativas e judiciais contra os responsáveis que se mantiverem inertes em relação à situação apresentada na recomendação.

--                                                                                                                                                                                                                                                                               

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir