MPT-MG entrega a 34 alunos de escolas públicas mineiras o Prêmio MPT Na Escola

Professores e coordenadores também foram premiados

Belo Horizonte (MG) – Cerca de 80 profissionais da educação e estudantes da rede pública de Minas Gerais participaram, no dia 19 de novembro, da solenidade entrega do Prêmio MPT na Escola 2022 – Etapa Estadual, promovida pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

A premiação foi dividida nas categorias Conto, Poesia, Música e Desenho e em dois grupos: 4º e 5º anos com trabalhos que abordaram o trabalho infantil e 6º e 7º anos, no qual foram apresentados trabalhados sobre a profissionalização do adolescente. Foram entregues 34 prêmios para os alunos vencedores: tablets para os primeiros colocados, caixas de som para os vencedores em 2º lugar e headsets para 3º colocados. Além disso, os professores e coordenadores receberam, também, as respectivas premiações.

O projeto tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil, bem como a necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes e a proteção dos jovens trabalhadores para a sociedade, por meio da comunidade escolar. O coordenador Regional da Coordinfância em Minas Gerais, procurador Wagner Gomes do Amaral iniciou a premiação destacando a importância do MPT na Escola e seu entusiasmo em estar a frente do Projeto.

"O programa envolve além de toda comunidade escolar, os familiares dos alunos e muda a cultura pois é trabalhado com as crianças e os adolescentes o conhecer e defender seus direitos: o direito a escola e o direito ao não trabalho, cuja violação também é uma forma de violência." complementou a coordenadora do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (Fectipa/MG), Elvira Cosendey.

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Jaqueline Monteiro, destacou que somente através da educação, estudo, arte, literatura, canto e desenho é possível se ter uma infância digna e feliz: "só assim vamos construir um país melhor".

Os municípios que mais conquistaram prêmios foram Congonhas e Santa Bárbara. Ambos tiveram quatro trabalhos vencedores. Congonhas ficou com o 1º lugar na categoria Conto (4º e 5º anos); dois segundos lugares (Desenho e música - 6º e 7º anos) e 2º lugar na categoria Poesia - 4º e 5º anos. Santa Barbara levou para casa os prêmios de 2º lugar nas categorias conto (6º e 7º anos) e desenho (4º e 5º anos). Levou também o 3º lugar nas categorias desenho (6º e 7º anos) e poesia (4º e 5º anos).

A cidade de São Brás do Suaçuí teve três trabalhos premiados: 1º, 2º e 3º lugares nas categorias desenho e poesia (6º e 7º anos) e conto 4º e 5º anos, respectivamente. Ibirité 3º lugar na categoria Conto e o 1º lugar na categoria Poesia, ambos do (6º e 7º anos); Prata ficou em 1º e 3º lugar na categoria Poesia 4º e 5º anos e (6º e 7º anos); Taiobeiras em 1º lugar nas categorias Conto (6º e 7º anos) e Música (4º e 5º anos); Andradas 3º lugar na categoria Música (6º e 7º anos), Betim 2º lugar na categoria Música (4º e 5º anos), Esmeraldas 1º lugar na categoria Desenho (4º e 5º anos) e Itabirito 3º lugar na categoria Desenho 4º e 5º anos.

As alunas Isadora Emanuelle Bezerra Paula e Maria Clara Oliveira Santos, que conquistaram o 1º lugar, na categoria conto (4º e 5º ano), sob orientação da professora Maria Efigênia Santos, de Congonhas (MG). O conto narrara a história de duas jovens que, por trabalharem, se ausentaram do ambiente escolar. "Esta é uma situação que acontece com muitas crianças e não é justo o trabalho infantil roubar a infância das crianças e prejudicar aprendizagem", citou em trecho do conto.

"Alegria e realização são sentimentos que dão o tom para o evento de Entrega do Prêmio MPT na Escola. Vibrantes, professores e alunos comemoram a alegria de voltar para a casa com um prêmio e com a certeza de terem contribuído para a conscientização sobre a necessidade da erradicação do trabalho infantil", avaliou o procurador Wagner Amaral.

Confira as fotos do evento: https://photos.app.goo.gl/Xs8TQZ2XUqZXEZud9

Assista a cerimônia de entrega do Prêmio MPT na escola em Minas Gerais: Prêmio MPT Na Escola 2022 - YouTube

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir