Publicado edital do Prêmio MPT na Escola 2020

Está publicado o regulamento nacional do Prêmio MPT na Escola 2020 – "A Escola no Combate ao Trabalho Infantil". Os participantes têm que estar matriculados em instituições de ensino que aderiram ao projeto. Concurso irá selecionar melhores trabalhos de estudantes da rede pública sobre os temas aprendizagem profissional e combate ao trabalho infantil. Confira o edital.

"Levar a temática da prevenção e erradicação do trabalho infantil para a comunidade escolar é essencial porque contribui com a formação cidadã de crianças e adolescentes, conscientizando-os de que são titulares de direitos fundamentais (ao lazer, à saúde, à educação, à cultura, à cultura, à profissionalização, à dignidade, entre outros), os quais lhe são devidos com prioridade absoluta pelo Estado, pela família e pela sociedade. Além disso, é possível trabalhar a desconstrução dos mitos criados em torno do tema, a exemplo dos pensamentos 'é melhor trabalhar do que roubar', como se houvesse apenas duas alternativas para as crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, ou 'a criança precisa trabalhar para ajudar a família', mentalidade que inverte a toda a lógica da proteção e do sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente", explica a coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT, procuradora Ana Maria Villa Real Ferreira Ramos.

O concurso receberá inscrições em cinco categorias: conto; poesia; música; desenho e curta-metragem. Cada escola poderá inscrever até cinco trabalhos por grupo, sendo admitido apenas um por categoria. O prêmio será dividido em dois grupos: alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental, com produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, de estudantes de 6º e 7º ano do ensino fundamental, deve abordar a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.

Premiação nacional – A seleção ocorrerá com ganhadores nas etapas municipal, estadual e nacional. Os trabalhos que obtiverem o 1º lugar, em cada categoria do prêmio na etapa estadual, serão inscritos na etapa nacional até o dia 18 de setembro de 2020.

Para inscrever as produções na etapa nacional, o coordenador regional da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente) deverá encaminhá-las para o e-mail mptnaescola@mpt.mp.br.

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir