Dados do Farol Covid auxiliam decisão sobre retomada do trabalho presencial no MPT em Minas Gerais

Como medida excepcional, para ajudar a conter o avanço do Coronavirus o Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT) implantou o regime de teletrabalho, em março de 2020, na sede, em Belo Horizonte, e nas dez unidades que funcionam no interior do estado. Ao longo desses sete meses, o MPT monitora uma profusão de dados para fundamentar a decisão sobre o momento seguro para a retomada de atividades presenciais. Desde setembro, o Farol Covid passou a ser uma das fontes de informações acessadas regularmente.

"A gestão eficaz de riscos de adoecimentos e acidentes no meio ambiente de trabalho está entre as atribuições prioritárias do MPT, sendo assim, a instituição atua como referência na elaboração de protocolos de proteção de trabalhadores nesse cenário de pandemia. Em sintonia com a sua missão institucional, no âmbito interno, diversas soluções tecnológicas foram aprimoradas ou implementadas para possibilitar que os 62 procuradores e 382 servidores atuem em rede online e sigam entregando ao cidadão seus serviços", descreve o procurador-chefe do MPT em Minas, Arlélio Lage.

A equipe da Seção de Assistência em Saúde (SAS) do MPT implementou um protocolo que fixa os parâmetros seguros para a reabertura da sede em Belo Horizonte e das dez unidades que estão localizadas nas cidades de Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Varginha, Uberlândia. O documento também relaciona as fontes oficiais, com credibilidade para a captação de dados, em especial sobre a taxa de contágio, que é captada no Farol Covid", explica a enfermeira responsável pela Seção de Assistência em Saúde, Aline Rabelo.

Taxa de contágio dos municípios é acompanhada semanalmente

Cada uma das 11 cidades que monitoramos tem sua realidade, sendo importante levar diferentes variáveis em consideração no processo de definição do retorno dos profissionais ao trabalho presencial, por isso, semanalmente, a equipe da SAS consolida informações do Farol Covid e do Minas Consciente — plano de retomada estabelecido pelo governo estadual - para acompanhar o cenário da Covid-19 nessas localidades, relata a enfermeira Aline Rabelo. A taxa de ocupação de leitos em hospitais também é um balizador usado.

O protocolo do MPT em Minas estabelece, entre outros parâmetros, que a retomada do trabalho presencial estará autorizada nos casos em que, de acordo com o Farol Covid, o município apresente taxa de contágio igual abaixo de 1, ou seja, cada infectado por Covid-19 contamina, em média, menos de uma pessoa. "O que mais nos chamou a atenção no Farol Covid foi a possibilidade de acompanhar a atualização diária da taxa de contágio em cada município", destaca Aline Rabelo.

Leia também: 

 - Confira todas as ações do MPT de enfrentamento à Covid-19 em Minas




Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir