Abertas as inscrições do Prêmio MPT na Escola 2020

Belo Horizonte - Começaram nessa segunda-feira, 2, e vão até 13 de novembro as inscrições para o Prêmio MPT na Escola 2020, promovido pelo Ministério Público de Trabalho (MPT) para alunos de escolas públicas. Em decorrência da pandemia da Covid-19, neste ano, o concurso será realizado apenas em âmbito regional, com categoria única: redação. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail prt03.mptnaescola@mpt.mp.br. Todas as informações estão no edital.

"O objetivo do prêmio é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador; reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes", enfatiza a procuradora do Trabalho e atual coordenadora da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) em Minas, Luciana Marques Coutinho.

Podem concorrer ao prêmio alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A premiação será dividida em três grupos de acordo com o ano escolar: Um grupo para alunos de 4º e 5º anos, outro para os de 6º e 7º anos e, por fim, concorrem entre si alunos do 8º e 9º anos. Os três primeiros colocados em cada grupo serão premiados com um notebook (1º lugar), um tablet e um headset (2º lugar) e um tablet (3º lugar).

A redação deverá ser produzida e assinada por um único estudante, abordando, obrigatoriamente, temas ligados ao trabalho infantil ou profissionalização do adolescente /aprendizagem profissional. "Todos os trabalhos inscritos devem ser originais, inéditos e de autoria dos alunos indicados na ficha de inscrição, sendo vedada a inscrição de trabalho copiado, integral ou parcialmente de outra obra", orienta procuradora do MPT Luciana Coutinho.

Uma comissão instituída pelo MPT em Minas vai julgar e classificar as redações. Os vencedores serão conhecidos em 11 de dezembro, em uma cerimônia virtual que será transmitida por uma plataforma digital, das 14h às 17h.

Saiba todas a informações sobre o prêmio estão no edital e no aditivo do documento. Em caso de dúvidas sobre o regulamento, faça contato com o MPT.

Neste ano não será realizada a etapa nacional do Prêmio MPT na Escola.



Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir