• PRTs em Minas
  • PRT Belo Horizonte
  • Corrida de rua se torna via de transformação da realidade de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social

Corrida de rua se torna via de transformação da realidade de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social

Jovens em situação de vulnerabilidade social que integram o Grupo de Corrida VelociRápidos realizaram segundo treino presencial nesse último final de semana

Belo Horizonte (MG) – Na manhã do dia 27 de agosto, sábado, o Grupo de Corrida VelociRápidos participou do segundo treinamento presencial de 2022, na Avenida dos Andradas, próximo ao Shopping Boulevard. O treino, realizado das 8h30 às 11h, integra as atividades do Projeto VelociRápidos, que está sendo executado com valores revertidos pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG). O Projeto tem como objetivo incentivar a prática esportiva e apresentar a corrida de rua como uma possibilidade de transformação para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, além de promover a ampliação da visibilidade das campanhas de combate ao trabalho infantil.

Antes do treino, a equipe assistiu à palestra da Psicóloga Michelle Araújo, que falou sobre o tema “Mudança de Hábitos”. A procuradora do Trabalho, Luciana Coutinho, responsável pela concretização da parceria que deu origem ao VelociRápidos, no ano passado, também esteve presente no treinamento.

Além disso, os jovens tiveram oportunidade de ouvir, também, um relato testemunhal de um adolescente/jovem que participou da 1ª Edição do Projeto VelociRápidos, no ano passado. “O mais interessante de participar desse projeto é que nós vemos que é tudo pensado para a gente. Muitas vezes, a gente só precisa de uma ou porta ou janela aberta na nossa vida. E, na minha vida, várias portas e janelas nem sequer existiam. Eu precisei criar uma porta para poder dar o primeiro passo. Eu passei pela questão da exploração do trabalho infantil, como muitos outros jovens passam também, até mesmo por situação de assédio e algumas outras coisas que acabam fazendo com que a gente desista ou se desvie do nosso rumo. Mas eu tive a oportunidade de voltar atrás, de ver o que era importante para mim. E o que era importante para mim era minha educação. E eu consegui correr atrás disso. Eu fui para uma escola melhor, me matriculei em projetos que desenvolviam atividades voltadas para os jovens, principalmente jovens em situação de vulnerabilidade e acabou que, com isso, eu vi várias portas e janelas se abrindo em meu caminho. O projeto aqui vai muito além da participação em uma corrida. Até mesmo o fato de termos colegas de treino para poder correr juntos, isso motiva a gente, é como um combustível para nós. Aqui, temos a oportunidade de estarmos juntos, de criarmos vínculos, trocar contatos, fazer amizades que permanecem, mesmo após o término do projeto. Até hoje, eu ainda tenho muitas amizades que fiz com colegas da primeira edição”, destacou o jovem.

Participam, da edição deste ano, 20 jovens e adolescentes, com idade a partir de 16 anos, todos em situação de extrema vulnerabilidade social, além de jovens aprendizes. O público-alvo do projeto são jovens em conflitos com a lei, em cumprimento de medidas socioeducativas ou já egressos desse sistema; ou resgatados de situação de trabalho infantil; ou, ainda, jovens residentes em instituições de acolhimento, após terem sido retirados do convívio familiar por determinação do Poder Judiciário, devido a questões como moradia em situação de rua, violência doméstica, abuso sexual, entre outros fatores.

Neste ano, além das palestras com temas relacionados à prática esportiva e à conquista do protagonismo em suas vidas, dos treinamentos presenciais e online, os jovens terão oportunidade de participar, também, de três corridas de rua: Corrida da Itatiaia (07/09 – 5km), Corrida Mário Pena (01/10 - 5 e 10km) e Circuito das Estações – Verão (27/11 - 5 e 10km). Além de exame médico para todos os adolescentes e jovens realizados antes do início dos treinamentos, o grupo tem tido à sua disposição uma equipe técnica para acompanhamento físico, nutricional, psicológico e fisioterápico, inclusive por meio de encontros online. O projeto inclui, ainda, a isenção do pagamento da taxa de inscrição nas três corridas de rua, o transporte para os treinos presenciais e para os eventos, o fornecimento de lanches durante os treinos presenciais e a doação de kits com os equipamentos necessários para a participação nos treinos e nas corridas, contendo tênis, shorts, camisas, garrafas de água, etc.

Número do Processo: 0090600-86-2009.5.03.0020

Leia mais:

Projeto VelociRápidos promove prática esportiva para jovens em situação de vulnerabilidade social

Pelo segundo ano consecutivo, MPT-MG patrocina o Projeto VelociRápidos

Parceria abre portas da corrida como prática esportiva para jovens em situação de vulnerabilidade social

Combate ao trabalho infantil é tema da 13ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte

O MPT levou o tema Combate ao Trabalho Infantil para a 13ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte

Grupo de corrida VelociRápidos disputa Meia Maratona de BH neste domingo (25)

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir