Grupo de corrida VelociRápidos disputa Meia Maratona de BH neste domingo (25)

O grupo é composto por adolescentes e jovens em situação de extrema vulnerabilidade social indicados pelo Fectipa/MG e pela Suase/MG

Belo Horizonte (MG) - Encerrada a temporada de treinamentos, o Grupo VelociRápidos enfrenta, nesse domingo, 25, seu primeiro desafio oficial nas pistas. Entre os participantes, a expectativa é grande e o esforço também: “Estou correndo 18 km todo sábado e fazendo treinos de segunda a sexta”, conta um dos jovens que já vinha se interessando por corrida desde 2019. Ser parte em um projeto maior, que busca dar visibilidade para a necessidade de erradicação do trabalho infantil também mobiliza os jovens: “Eu não tinha conhecimento sobre essa equipe imensa trabalhando nisso, sinto um orgulho em fazer parte”; “Muito importante pela oportunidade pessoal e também pela experiência de participar dessa campanha”, avaliam outros dois jovens.

O grupo VelociRápidos foi formado a partir da reversão de valores pelo MPT para o evento esportivo Meia Maratona de BH, visando a inserção do tema do combate ao trabalho infantil nas publicações das mídias sociais dos canais do evento e na corrida propriamente dita, mediante utilização da hashtag #chegadetrabalhoinfantil no material disponibilizado aos atletas que vão participar do evento (camisetas, placas ao longo do percurso e pórtico de chegada). Como parte da parceria do MPT com a Meia Maratona, 30 adolescentes em situação de vulnerabilidade social, selecionados pelo Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fectipa/MG) e pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase/MG) receberam cortesias para participar da corrida, como forma de incentivo à prática esportiva. O grupo, que recebeu o nome "Velocirápidos", se preparou para participar da Meia com a ajuda de voluntários, preparador físico, psicóloga, nutricionista, dentre outros.

A psicóloga voluntária que acompanhou o grupo durante os treinamentos, Michelle Rocha, relembrou os benefícios da prática esportiva para a vida: “É um tempo que reservamos da nossa rotina para cuidar de nós mesmos. É o resultado de escolha e esforço pessoais, uma escolha que diz sobre a nossa autonomia de entender o que precisamos e o que queremos para nossa vida, para cuidar de nós mesmos e da nossa saúde”. “A corrida tem a facilidade de ser um esporte acessível, democrático, que traz benefícios para o corpo, para a saúde mental e a saúde relacional, já que temos diversas oportunidades de conhecer pessoas e construir novos relacionamentos”, destacou a psicóloga.

A procuradora do Trabalho Luciana Coutinho, que coordena o projeto Resgate a Infância em Minas Gerais e articulou a parceria com a Meia Maratona de BH, destacou o resultado da soma de tantos esforços que fizeram com que o projeto alcançasse uma dimensão bem maior do que a prevista inicialmente, conquistando diversos voluntários, desde o treinador, a nutricionista e a psicóloga da equipe, os educadores das entidades formadoras, a equipe da Suase, da TBH Esportes, os membros e servidores do MPT que apoiaram a Torcida VelociRápidos. “É sempre surpreende o potencial que a união de pessoas pode alcançar. A todos, o nosso muito obrigado”, enfatizou Luciana Coutinho.

Nesse sábado, 25, os VelociRápidos vão disputar a Meia Maratona de BH, na modalidade Live Run. O grupo fez um total de seis treinos coletivos na Cidade Administrativa, durante os meses de maio, junho e julho. Somando com o dia da corrida, serão sete encontros. Em todos eles, foi possível oferecer aos jovens um lanche com frutas, hidratação e proteínas, graças à mobilização dos coordenadores (MPT, SUASE, FECTIPA) e a adesão de membros e servidores do MPT que apoiaram a campanha Torcida VelociRápidos.

A Torcida MPT VelociRápidos deu seu recado durante os lanches do dia 12 de junho e, nesse domingo, 17 e vai marcar presença também no dia da prova, 25. A campanha interna lançada no MPT rompeu as fronteiras da instituição e foi abraçada também pelo Grupo Êxito Running, a convite da servidora Ana Paula Ávila, cujos integrantes também fizeram doações para a compra de lanche. Nesse sábado, 17, os jovens receberam lanche com os seguintes itens: água, isotônico, sanduíche de peito de peru com queijo prato, alface e tomate, paçoquinha, maçãs, bananas e bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro.

Confira a programação da Meia Maratona (25/07/2021 – 8h a 10h):

08h00 – Início da LIVE no Canal do Youtube da TBH Esportes
08h20 – Alongamento
08h30 – Largada Meia Maratona (21.097,5 m)
08h50 – Alongamento
09h00 – Largada Corrida 10km, Corrida 5km e Caminhada 3km
09h30 – Aulão Aeróbico
10h00 – Encerramento da Live

Faça sua inscrição: http://www.tbhesportes.com.br/inscricao

Leia mais:

- Juventude, energia, superação, esporte, futuro

- Corrida de rua como via de transformação da realidade de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social

- Campanha alerta para urgência em erradicar o trabalho infantil

- 2021 Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil

- Não ao trabalho infantil!

- Campanha: “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir