Promoção da prática esportiva é destaque durante encerramento da 2ª edição do Projeto VelociRápidos

Confiança, motivação, persistência, resistência, esperança e espetacular foram as palavras escolhidas para resumir o projeto pelos jovens

Belo Horizonte (MG) - Na última sexta-feira, 03/02, foi realizado o evento de encerramento da 2ª edição do projeto VelociRápidos na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Belo Horizonte. O evento contou com a participação dos adolescentes e jovens que participaram do projeto, das entidades e instituições parceiras e da equipe técnica que auxiliou os jovens.

A procuradora do Trabalho, responsável pela destinação dos recursos de custeio ao Projeto, Luciana Coutinho, deu início à reunião, agradecendo a presença de todos, a gestão do projeto pelo Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência (IDCT), o envolvimento das instituições participantes e, sobretudo, dos adolescentes e jovens.

 "Os VelociRápidos, carregam um simbolismo na bandeira e nas camisas, já que o projeto surgiu a partir de uma construção coletiva, articulação em rede, com iniciativa de várias instituições, pela campanha contra o trabalho infantil em corridas esportivas de rua, através da #ChegadeTrabalhoInfantil. A ideia da criação de um grupo de corrida para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social surgiu daí e foi ampliada para se transformar no que hoje é o VelociRápidos. O projeto propicia e reverência direitos importantes, previstos na Constituição Federal, como o direito a só trabalhar a partir da idade correta e nas condições apropriadas e o direito ao esporte, lazer e ao desenvolvimento sadio", enfatiza Luciana Coutinho.

O produtor da ACE Esportes e Eventos, Rômulo Moreira, gestor do projeto, fez uma breve apresentação abordando o surgimento do projeto e tudo que foi desenvolvido nos últimos seis meses, "o Projeto VelociRápidos nasceu à partir da ideia de utilizar o esporte, em particular a corrida de rua, como instrumento de transformação da vida de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Com a experiencia positiva do primeiro grupo de corrida, foi decidido pela continuidade do projeto com alguns aprimoramentos". O grupo foi composto por 20 adolescentes e jovens a partir de 16 anos, indicados pela Prefeitura de Belo Horizonte, a Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (SUASE) e por entidades formadoras dedicadas a aprendizagem, integrantes do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente – FECTIPA/MG. "Foi implementado um plano de treinamento elaborado por educadores físicos com foco na participação em provas com distâncias de 5km e 10km. Todos do grupo tiveram à disposição acompanhamento físico, nutricional, psicológico e fisioterápico, incluindo-se conferências on-line". 

Além do acompanhamento profissional, os adolescentes e jovens receberam durante o projeto materiais e equipamentos para corrida, como camisetas, shorts, tênis, squeeze, bolsas, dentre outros. Os participantes também contaram com transporte e alimentação nos treinos presenciais e nas corridas esportivas. 

Nessa edição do projeto os adolescentes realizaram treinos semanais on-line, nove treinos presenciais e participaram de três corridas de rua, Corrida Itatiaia, Corrida Mário Pena e Corrida Run & Ride, com inscrições e custeio pelo projeto.

A coordenadora do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (Fectipa/MG), Elvira Cosendey, parabenizou os VelociRápidos e destacou a superação de cada um para chegar ao final do projeto, "concluir o projeto é só a primeira etapa de muitas que terão na vida e isso mostra que vocês são capazes e que existem muitas pessoas que acreditam em vocês, mas o mais importante é acreditarem em si mesmos".

A Diretora de Comunicação do Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência (IDCT), responsável pela execução do projeto, Thaís Venturatto, parabenizou e agradeceu aos jovens pelo interesse e participação, "porque se não fossem vocês, não tinha projeto. Vocês estão acreditando neste projeto para o futuro, porque vocês são o futuro, são jovens que acreditam e querem fazer a diferença e que querem correr por uma sociedade melhor para combater causas importantes. Espero que possamos continuar e fazer parte de mais edições desse projeto e que mais pessoas abracem essa causa". 

A jovem Vitória, que participou dessa edição conta o que aprendeu com o projeto, "participar do projeto me ensinou a alcançar meus objetivos, metas, ser persistente e correr atrás dos meus sonhos".

Arthur destacou que seu pai foi o principal motivador a participar do projeto, "meu pai me incentivou a correr e gostei bastante do projeto. A equipe foi muito boa e atenciosa, todos se deram bem e tiveram comprometimento. Está sendo bem legal participar dessa confraternização e ver os momentos vividos durante o projeto".

 Para Patrícia, o projeto além de superar suas expectativas, também trouxe pontos positivos em sua saúde: "participar dos VelociRápidos foi muito legal, me senti mais viva, enfrentei muitas coisas e me ajudou a vencer a asma".

Todas as unidades participantes do projeto foram homenageadas com certificados e kits. Os VelociRápidos também foram homenageados e receberam de brinde uma toalha com a logo do projeto.

Também participaram do evento além da equipe do projeto, representantes Suase e Gerência de Esportes – DFP do Estado de Minas Gerais, dos Centros Socioeducativo de Ribeirão das Neves, Sete Lagoas e Santa Clara de Belo Horizonte, da Agência de Iniciativas Cidadãs – AIC, da Fundação CDL, da Rede Cidadã, da Gerência e dos Serviços de Acolhimento Institucional de Belo Horizonte.

 

Número do Processo: 0090600-86-2009.5.03.0020

 

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir