VelociRápidos disputou, nesse sábado (1º/10), a Corrida Mário Pena

O grupo de corrida é composto por adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social

Belo Horizonte (MG) – O grupo de corrida VelociRápidos enfrentou, nesse sábado, 1º de outubro, seu segundo desafio oficial nas pistas. Do total de jovens que compõem o grupo, 17 participaram da Corrida Mário Pena, na modalidade de 5 km, realizada na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

O jovem que participou da corrida nesse sábado destaca que “a corrida foi muito bacana. Toda a equipe foi super atenciosa com todos nós, me senti muito à vontade. Tive uma experiência surreal de estar correndo pela primeira vez. Espero que eu possa somar para a equipe e crescer muito. Deixo aqui meus sinceros aplausos a toda a equipe pela estrutura que nos foi oferecida. Acredito que o projeto tem só a crescer no futuro. Obrigado pela oportunidade de participar esse ano”.

O ponto de encontro dos atletar foi na Tenda Salus, que contou com uma estrutura de tenda, mesa com frutas, água, isotônico, copos descartáveis, bolo, bancos e lixeiras, além de wind flag e bandeira do Projeto VelociRápidos. Além disso, foi oferecido, também, transporte (van) para traslado dos atletas do grupo e de seus respectivos Responsáveis Técnicos nas Unidades.

O grupo VelociRápidos está organizado, pelo segundo ano consecutivo, a partir de verba destinada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com os objetivos de incentivar a prática esportiva e apresentar a corrida de rua como uma possibilidade de transformação para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o projeto visa também promover a conscientização acerca da importância do combate ao trabalho infantil e ampliar a divulgação do movimento  #ChegaDeTrabalhoInfantil.

A edição de 2022 será promovida de julho deste ano até janeiro de 2023. Nessa edição, o número de vagar para participar do projeto foi ampliado de 20 para 24 vagas. Os jovens estão tendo a oportunidade de participar de 15 palestras sobre temas relacionados a saúde, alimentação e prática esportiva, bem como direitos humanos e sociais, especialmente, sobre trabalho infantil e trabalho protegido. Além disso, os jovens terão, ao todo, 14 treinos virtuais e nove treinos presenciais em locais como a Cidade Administrativa e a Avenida dos Andradas. Durante esse período, os jovens participarão, também, de três corridas de rua: Corrida Itatiaia (realizada no dia 07/09 – 5km), Corrida Mário Pena (01/10 - 5 e 10km) e Circuito das Estações – Verão (27/11 - 5 e 10km). 

Além de exame médico para todos os adolescentes e jovens realizados antes do início dos treinamentos, o grupo tem à sua disposição uma equipe técnica para acompanhamento físico, nutricional, psicológico e fisioterápico, inclusive por meio de encontros on-line. O projeto inclui, ainda, a isenção do pagamento da taxa de inscrição nas três corridas de rua, o transporte para os treinos presenciais e para os eventos, o fornecimento de lanches durante os treinos presenciais e a doação de kits com os equipamentos necessários para a participação nos treinos e nas corridas, contendo tênis, shorts, camisas, squeezes para água, etc.

Número do Processo: 0090600-86-2009.5.03.0020

Leia mais:

Pré-Corrida Mário PenaVelociRápidos disputa Corrida Mário Pena neste sábado (1º/10)

3º treinoVelociRápidos realiza terceiro treinamento presencial de 2022

Pós-Corrida da Itatiaia – VelociRápidos disputa Corrida da Itatiaia

Pré-Corrida da ItatiaiaVelociRápidos disputa Corrida da Itatiaia nesta quarta-feira (07/09)

2º treino Corrida de rua se torna via de transformação da realidade de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social

1º treino Projeto Velocirápidos promove prática esportiva para jovens em situação de vulnerabilidade social

Abertura do projeto 2022 - Pelo segundo ano consecutivo, MPT-MG patrocina o Projeto VelociRápidos

Parceria abre portas da corrida como prática esportiva para jovens em situação de vulnerabilidade social

Combate ao trabalho infantil é tema da 13ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte

O MPT levou o tema Combate ao Trabalho Infantil para a 13ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte

Grupo de corrida VelociRápidos disputa Meia Maratona de BH neste domingo (25)

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir