VelociRápidos disputa Corrida da Itatiaia

O grupo de corrida é composto por adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social

Belo Horizonte (MG) – O grupo de corrida VelociRápidos enfrentou, nessa quarta-feira, 7 de setembro, seu primeiro desafio oficial nas pistas. 11 jovens que compõem o grupo participaram da Corrida da Itatiaia, na modalidade de 5 km, realizada em Belo Horizonte.

Um dos jovens relata que essa foi sua primeira experiência na vida com corrida de rua e, para ele, “foi maravilhosa a experiência, muito gratificante. Conseguir passar a linha de chegada foi uma ótima sensação, de superação. Indico muito a todos que queiram viver essa experiência, que é boa para o psicológico e para o físico”. Para uma outra jovem que participou da prova, foi “um verdadeiro desafio, mas foi muito bom, porque eu cheguei além do que eu conseguia e nunca imaginava que eu iria conseguir, em 37 minutos, realizar todo o percurso da prova. Foi realmente uma superação. E agora estou pronta para o que vier daqui para a frente”, destacou ela.

Um outro jovem que também participou pela primeira vez de uma corrida de rua conta que achou a experiência muito interessante. Segundo ele, “até cheguei a mudar meu pensando sobre essas corridas que vejo acontecerem na cidade. O processo de treinamento tem sido transformador para mim, é gratificante ver que todo o esforço que eu fiz para chegar até o momento da prova foi recompensado, valeu a pena. A prova superou minhas expectativas. Eu nem esperava fazer a prova da maneira que eu consegui concluir. Eu consegui correr o tempo todo, apenas no final que senti um pouco do cansaço, comecei a sentir um pouco de dor abdominal, mas depois eu respirei com calma e consegui concluir todo o percurso”.

O ponto de encontro dos jovens foi na Tenda Salus, que contou com uma estrutura de tenda, mesa com frutas, água, isotônico, copos descartáveis, bolo, bancos e lixeiras, além de wind flag e bandeira do Projeto VelociRápidos. Além disso, foi oferecido, também, transporte (van) para traslado dos atletas do grupo e de seus respectivos Responsáveis Técnicos nas Unidades

Saiba mais sobre o VelociRápidos:

O grupo VelociRápidos está organizado, pelo segundo ano consecutivo, a partir de verba destinada pelo Ministério Público do Trabalho, com os objetivos de apresentar a corrida de rua como uma possibilidade de transformação para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, de promover a conscientização acerca da importância do combate ao trabalho infantil, ampliar a divulgação do movimento #ChegaDeTrabalhoInfantil e incentivar a prática esportiva.

A edição de 2022 será promovida de junho deste ano até janeiro de 2023. Nessa edição, os jovens estão tendo a oportunidade de participar de 15 palestras sobre temas relacionados a saúde, alimentação e prática esportiva, bem como direitos humanos e sociais, especialmente, sobre trabalho infantil e trabalho protegido. Além disso, os jovens terão, ao todo, 14 treinos virtuais e nove treinos presenciais em locais como a Cidade Administrativa e a Avenida dos Andradas. Durante esse período, os jovens participarão, também, de três corridas de rua: Corrida da Itatiaia (07/09 – 5km), Corrida Mário Pena (01/10 - 5 e 10km) e Circuito das Estações – Verão (27/11 - 5 e 10km). 

Além de exame médico para todos os adolescentes e jovens realizados antes do início dos treinamentos, o grupo tem à sua disposição uma equipe técnica para acompanhamento físico, nutricional, psicológico e fisioterápico, inclusive por meio de encontros on-line. O projeto inclui, ainda, a isenção do pagamento da taxa de inscrição nas três corridas de rua, o transporte para os treinos presenciais e para os eventos, o fornecimento de lanches durante os treinos presenciais e a doação de kits com os equipamentos necessários para a participação nos treinos e nas corridas, contendo tênis, shorts, camisas, squeezes para água, etc.

Número do Processo: 0090600-86-2009.5.03.0020

Leia mais:

Pré-Corrida da Itatiaia - VelociRápidos disputa Corrida da Itatiaia nesta quarta-feira (07/09)

2º treino - Corrida de rua se torna via de transformação da realidade de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social

1º treino - Projeto Velocirápidos promove prática esportiva para jovens em situação de vulnerabilidade social

Abertura do projeto 2022 - Pelo segundo ano consecutivo, MPT-MG patrocina o Projeto VelociRápidos

Parceria abre portas da corrida como prática esportiva para jovens em situação de vulnerabilidade social

Combate ao trabalho infantil é tema da 13ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte

O MPT levou o tema Combate ao Trabalho Infantil para a 13ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte

Grupo de corrida VelociRápidos disputa Meia Maratona de BH neste domingo (25)

Imprimir