VelociRápidos realiza terceiro treinamento presencial de 2022

Jovens em situação de vulnerabilidade social que integram o Grupo de Corrida VelociRápidos realizaram terceiro treino presencial nesse último final de semana

Belo Horizonte (MG) – Na manhã do dia 17 de setembro, sábado, o Grupo de Corrida VelociRápidos participou do terceiro treinamento presencial de 2022, na Avenida dos Andradas, próximo ao Shopping Boulevard. O treino, realizado das 8h30 às 11h, integra as atividades do Projeto VelociRápidos, que está sendo executado com valores revertidos pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG). O Projeto tem como objetivo incentivar a prática esportiva e apresentar a corrida de rua como uma possibilidade de transformação para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, além de promover a ampliação da visibilidade das campanhas de combate ao trabalho infantil.

Na ocasião, foram realizadas algumas intervenções durante o pré-treino. O fisioterapeuta Bruno Gontijo deu dicas importantes aos jovens sobre trabalho preventivo no que tange à atividade física. O foco foi direcionado para como se trabalha a liberação miofascial das musculaturas do complexo do quadril, coxa e perna anterior e posterior, com o objetivo de preparar os atletas para a atividade e diminuir a dor pós-exercício. Bruno passou, também, orientações de trabalho de ativação de quadril com elástico, visando uma melhora efetiva da corrida.

Além disso, a coordenadora de Projetos na Agência de Iniciativas Cidadã (AIC), Nathália Vargens, participou de um breve bate papo com os jovens, com o objetivo de relatar como se deu a criação do nome e marca do Projeto VelociRápidos. Na 1ª Edição do Projeto, realizada em 2021, a Agência AIC promoveu diversas dinâmicas com os jovens que, à época, faziam parte do grupo, para que o processo de criação do nome e do logotipo fosse feito de forma integralmente colaborativa, com a participação direta de todos eles. “O nome foi inspirado no dinossauro Velociraptor, conhecido por sua agilidade. No final, observamos a marca para identificar suas principais características e associar ao objetivo: uma identidade diferente, que chamasse atenção, moderna e que transmitisse a ideia de movimento”, explicou ela.

Participam, da edição deste ano, 20 jovens e adolescentes, com idade a partir de 16 anos, todos em situação de extrema vulnerabilidade social, além de jovens aprendizes. O público-alvo do projeto são jovens em conflitos com a lei, em cumprimento de medidas socioeducativas ou já egressos desse sistema; ou resgatados de situação de trabalho infantil; ou, ainda, jovens residentes em instituições de acolhimento, após terem sido retirados do convívio familiar por determinação do Poder Judiciário, devido a questões como moradia em situação de rua, violência doméstica, abuso sexual, entre outros fatores.

Neste ano, além das palestras com temas relacionados à prática esportiva e à conquista do protagonismo em suas vidas, dos treinamentos presenciais e online, os jovens terão oportunidade de participar, também, de três corridas de rua: Corrida da Itatiaia (07/09 – 5km), Corrida Mário Pena (01/10 - 5 e 10km) e Circuito das Estações – Verão (27/11 - 5 e 10km). Além de exame médico para todos os adolescentes e jovens realizados antes do início dos treinamentos, o grupo tem tido à sua disposição uma equipe técnica para acompanhamento físico, nutricional, psicológico e fisioterápico, inclusive por meio de encontros online. O projeto inclui, ainda, a isenção do pagamento da taxa de inscrição nas três corridas de rua, o transporte para os treinos presenciais e para os eventos, o fornecimento de lanches durante os treinos presenciais e a doação de kits com os equipamentos necessários para a participação nos treinos e nas corridas, contendo tênis, shorts, camisas, garrafas de água, etc.

Número do Processo: 0090600-86-2009.5.03.0020

Leia mais:

Pós-Corrida da Itatiaia – VelociRápidos disputa Corrida da Itatiaia

Pré-Corrida da Itatiaia - VelociRápidos disputa Corrida da Itatiaia nesta quarta-feira (07/09)

2º treino - Corrida de rua se torna via de transformação da realidade de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social

1º treino - Projeto Velocirápidos promove prática esportiva para jovens em situação de vulnerabilidade social

Abertura do projeto 2022 - Pelo segundo ano consecutivo, MPT-MG patrocina o Projeto VelociRápidos

Parceria abre portas da corrida como prática esportiva para jovens em situação de vulnerabilidade social

Combate ao trabalho infantil é tema da 13ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte

O MPT levou o tema Combate ao Trabalho Infantil para a 13ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte

Grupo de corrida VelociRápidos disputa Meia Maratona de BH neste domingo (25)

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG
Youtube: MPT Minas Gerais

Imprimir