Covid-19: MPT apoia ações de valorização e apoio psicológico a profissionais da saúde pública em Governador Valadares

Atividades serão desenvolvidas por integrantes do projeto Anjos da Alegria

Vídeos motivacionais e lúdicos, publicações em redes sociais, intervenções teatrais ao vivo, lives e até uma homenagem com a participação da banda da Polícia Militar de Minas Gerais. Esses são alguns conteúdos voltados aos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus e serão desenvolvidos no Hospital Municipal de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. As atividades fazem parte do projeto de extensão universitária Anjos da Alegria e estão sendo viabilizadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Univale/Divulgação
Univale/Divulgação
De acordo com o procurador do Trabalho que selecionou a iniciativa, Fabrício Borela Pena, o objeto do projeto é "melhorar as condições psicossociais de trabalho, mitigando os efeitos negativos do afastamento e dos diversos riscos da atividade, a partir de interação em tempo real com os trabalhadores, do entretenimento e do reconhecimento do valor de seu trabalho para a sociedade".

Os trabalhos serão realizados na unidade de saúde, no período inicial de um ano, por alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia ou Pedagogia. "O elevado grau de pressão que os profissionais da saúde vêm enfrentando no combate ao COVID-19, além da insegurança e ansiedade causadas pela possibilidade iminente de contágio, com risco pessoal e familiar, são fatores que vem afetando a saúde mental destes trabalhadores", ressalta o procurador.

O valor destinado pelo Ministério Público do Trabalho ao projeto Anjos da Alegria é de R$ 40 mil, sendo vinculado à condenação de uma ação de execução de um termo de ajuste de conduta, firmado por uma empresa do setor de vestuário junto ao MPT.

O procurador explica ainda que o montante foi transferido para a Fundação Percival Farquhar, mantenedora Universidade Vale do Rio Doce (Univale), que vai executar o projeto. A instituição de ensino deverá prestar contas ao MPT.

Número do processo no TRT: 0010941-33.2019.5.03.0099

Leia também:

- MPT destina mais R$109.800,00 em Governador Valadares para apoio ao enfrentamento da crise social decorrente da Covid-19



Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3304-6291
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir