Adolescentes de Contagem recebem certificado por conclusão de curso de aprendizagem profissional

Os jovens fazem parte do programa Descubra e o curso foi custeado com recursos alocados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo

Belo Horizonte (MG) – Em uma iniciativa conjunta entre entidades públicas e privadas, adolescentes em situação de vulnerabilidade social tiveram a oportunidade de realizar um curso profissionalizante no município de Contagem. O Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) se fez presente durante a cerimônia de recebimento dos certificados por meio da procuradora do Trabalho e participante do Comitê Gestor, Luciana Marques Coutinho.

Tudo começou com um edital lançado pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo (que gere os recursos advindos pela indenização paga pela Vale pelo rompimento da barragem de Brumadinho) convocando instituições de aprendizagem profissional para apresentarem projetos que beneficiariam os jovens habitantes dos municípios que fazem parte da bacia hidrográfica do Rio Paraopeba. Entre as entidades formadoras que se propuseram a participar, a Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) foi a escolhida para o município de Contagem, que decidiu selecionar jovens que participam do Programa Descubra, outra iniciativa apoiada pelo MPT.

"Foi um programa muito significativo porque os adolescentes e jovens cumpriam a parte teórica na Assprom, entidade formadora, e a parte prática eles cumpriam dentro da prefeitura de Contagem", declarou a procuradora Luciana que discursou no evento e presenciou a emoção dos jovens em concluir o programa. "A cerimônia foi muito gratificante, foram nove jovens que concluíram o programa. Foi permeada de muita emoção, porque a gente percebe a acolhida que a prefeitura de Contagem teve para com esses jovens. Os vários setores que acolheram esses jovens estavam lá e fizeram uma grande festa, cada setor foi responsável por entregar o certificado para cada um dos jovens", conta a procuradora.

A superintendente de educação para o trabalho da Assprom, Rosânia Teles, que participou ativamente do projeto com os jovens do município de Contagem, relatou como "gratificante" participar da certificação dos aprendizes. "Essa turma do MPT, junto com a Prefeitura de Contagem e a Assprom foi uma turma que nós acolhemos e que respondeu muito bem a essa iniciativa, com vários meninos muito comprometidos. Então, realmente é muito importante ver o crescimento desses adolescentes ao longo do programa de aprendizagem", declarou Rosânia.

Sobre a influência que esses projetos podem ter nos índices socioeconômicos de um município participante, o coordenador do Programa Descubra em Contagem, Antônio Nunes explicou como as melhoras podem ser observadas quando ocorre a qualificação do aprendiz: "A mão de obra qualificada é um fator importante para o município porque está gerando valor para aquele investidor, no caso o setor privado, e esse ciclo não acaba porque esse jovem qualificado com um melhor nível de escolaridade acaba voltando para o mercado de trabalho, seja diretamente na área de formação que ele fez ou em outra que ele esteja qualificado".

--

Esta matéria tem cunho informativo. Permitida a reprodução mediante citação da fonte.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais
Tel. (31) 3279-3000
prt03.ascom@mpt.mp.br
Twitter: @MPT-MG

Imprimir