Descubra! Uma luz no túnel escuro da pandemia

Poder público, entidades formadoras e empresas promovendo a aprendizagem para jovens em situação de vulnerabilidade

Por Lília Gomes Ferreira de Menezes
Com colaboração do estagiário Vinícius Aguiar Reis

Se existe uma mazela social que a pandemia colocou em evidência foi a situação de vulnerabilidade que ameaça rigorosamente a vida e o futuro de milhares de famílias brasileiras. Falta é palavra de ordem para comida, educação, assistência médica, emprego, perspectiva de futuro. Nesse redemoinho, jovens que vivem na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) encontraram acolhida e esperança de futuro no Programa Descubra de Incentivo à Aprendizagem Profissional. O programa é resultado de uma cooperação interinstitucional pioneira, que foi formalizada, em 2019, por 11 órgãos públicos municipais, estaduais e federais e hoje já conta com a adesão de 19 entidades formadoras e 15 empresas.

"Nessa pandemia foi simplesmente uma coisa inacreditável. Eu consegui me manter, não faltou nada, além de aprender tantas coisas importantes que eu vou levar para o resto da minha vida" (Matheus Oliveira); "Essa oportunidade não foi só na pandemia, como pra toda a vida. Porque vai abrir outras portas e oportunidades de emprego.” (Gabriel Luccas); “É uma grande oportunidade, em meio a Covid-19, não estava fácil conseguir um emprego. Mudou minha vida" (Lauro Antunes).

“Os três grupos prioritários do Descubra têm em comum muitos aspectos. Em geral, negros ou negras, pobres, moradores de comunidades periféricas. Evadidos ou com defasagem escolar, não tiveram ou não têm opções de lazer, cultura e esporte na infância e na adolescência, muitos são de famílias monoparentais que vivem com muito pouco. As opções de acesso ao mercado de trabalho para essa juventude são escassas, restritas à informalidade. Mal remuneradas ou que submetem a riscos ocupacionais (morte, adoecimentos e acidentes de trabalho)”, destacam as procuradoras do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), Luciana Marques Coutinho e Ana Claudia Nascimento Gomes.

Criar uma grande rede de apoio à cidadania, por meio da aprendizagem e qualificação profissional, oferecendo a chance de uma primeira experiência no mercado formal de trabalho e abrindo espaços efetivos de integração social e educacional para os adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social, especialmente aqueles em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados de situação de trabalho infantil. Esta é a principal meta do Programa Descubra.

Descobertas para a vida

Descubra! Descubra uma futura profissão, um talento, uma competência. Descubra o outro, descubra você mesmo. Na essência, esse era o fruto maior que o Programa Descubra de Incentivo à Aprendizagem Profissional pre-tendia colher em Minas Gerais quando foi idealizado. Mesmo ainda jovem, o Descubra já mostra a sua força e o potencial para transformar vidas, viabilizando descobertas de futuros possíveis a jovens de 14 a 21 anos.

As descobertas se revelaram desde os primeiros passos, durante as oficinas para a  escolha do nome do programa, quando os adolescente começaram a relatar que já recebiam atenção diferentes em suas famílias e na comunidade: “Minha mãe enche a boca pra falar com todo mundo que eu tô trabalhando, que eu recebo um salário, que eu estudo uma profissão.” Outro adolescente que também participou da oficina disse “Minha família agora sorri pra mim quando eu chego do trabalho ou do curso. O sorriso deles é a coisa mais importante pra mim”.

Aos 17 anos, Débora Oliveira conta que descobriu muito mais que uma profissão no curso de assistente administrativo: “estou me vendo de uma maneira que nunca vi antes, que serei capaz de conduzir minha vida com expectativas melhores de sucesso. Foi Deus que me colocou aqui. Minha vida antes tinha só derrota. Agora são só sonhos maravilhosos”. Seu colega de curso, Flávio Marques, também se vê com outros olhos, desde que as portas de uma vida profissional se abriram para ele: “Descobri a minha capacidade de trabalhar que eu achava que não tinha, mudou minha vida o projeto Descubra".

Cristina já tinha o sonho de ser uma "excelente secretária" e precisava de ajuda para seguir em direção a ele. Agora se anima contando que está "pegando dicas e colocando em prática" e que se encontrou no curso que faz. "Um conhecimento que eu achei muito bom foi comunicar com as pessoas, chegar em um lugar e saber lidar com a situação, controlar ela, e deixar uma boa impressão em todos os lugares que eu for; e ter conhecimentos profissionais e usar eles na hora certa", destacou Rafael Salles, 16. "Me ajudou financeiramente e também para ter mais conhecimento", conta Vivian Alencar.

Aos 16 anos, André Moreira já se ligou em valores que quer cultivar na maioridade: “como é meu primeiro emprego, estou descobrindo como é a vida adulta, descobri que precisamos ser responsáveis e agir com sabedoria. Eu acredito que já tenha mudado bastante e que ainda vou mudar muito". Olhar para a vida, olhar para si mesmo, olhar para as diversas lentes que o mundo oferece... Essa mágica transformou os olhares de Patrick Duarte (18 anos), aprendiz em audiovisual: "eu descobri sobre a fotografia. Ela é muito além do que todo mundo vê, depois que conheci, minha visão a respeito de tudo mudou, comecei realmente entender a especialidade no nosso mundo, muito lindo".

Esses são apenas alguns dos jovens que, ao longo da pandemia, conseguiram uma oportunidade de aprendizagem, ou já estavam protegidos pelo programa Descubra, e que poderão se lembrar desse momento de medo, sofrimento e escassez, também como um momento de volta por cima nos planos de futuro.

Órgãos públicos, entidades formadoras e empresas consolidam o alicerce para as muitas descobertas

“O programa “Descubra!” é fruto de iniciativa conjunta de órgãos que atuam na defesa da infância de adolescência. Seu nascedouro data da Semana da Aprendizagem de 2018”, relata Christiane Azevedo Barros, auditora fiscal do trabalho, coordenadora do Projeto de Inserção de Aprendizes no Trabalho na (SRT/MG).

Durante uma audiência coletiva realizada no TRT/MG, por iniciativa conjunta da Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho, foram convidados representantes do MPMG/Promotoria de Justiça de Defesa dos Direito das Crianças e dos Adolescentes/Área Infracional, do SENAC e outras entidades formadoras, da Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e de Supermercados da Capital Mineira, lembra Christiane.

"Aquela audiência coletiva inaugurou uma ampla cooperação interinstitucional que deu origem ao projeto do programa e às primeiras contratações no segmento supermercadista por “empresas que tradicionalmente cumpriam a cota de aprendizagem e que atenderam ao nosso convite para contratar, como parte de sua cota, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas”, destaca Christiane.

A criação do nome inaugurou a face do programa voltada para o protagonismo juvenil. Durante processo criativo, coordenado pela Agência de Iniciativa Cidadãs (AIC), os primeiros aprendizes construíram juntos o nome e a marca Descubra! Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais.

Signatário do acordo e atual responsável pela coordenação do Comitê Gestor do Programa, o MPT, em conjunto com parceiros do programa, vem trabalhando em ações de sensibilização e orientação para ampliação das vagas para os adolescentes e jovens do grupo prioritário. Em reuniões e audiências, empresas e entidades formadoras são convidadas a conhecer a iniciativa e aderir, disponibilizando vagas de contratos de aprendizagem profissional ou cursos de qualificação. Por meio de termos de compromisso de ajuste de conduta e acordos judiciais, empresas investigadas ou acionadas pelo MPT também passam a participar do programa, mediante reserva de vagas de sua cota legal de aprendizagem profissional para os adolescentes e jovens do público prioritário do “Descubra!”. Com isso, hoje o projeto já conta com a adesão e o apoio de 19 entidades formadoras e 15 empresas.

O MPT ainda vem contribuindo com o Programa por meio de destinações de recursos de multas e indenizações de processos judiciais. Por meio destes recursos, foram custeados computadores, tablets, espaços para cursos de profissionalização, bem como projetos sociais voltados ao público prioritário do programa, como, por exemplo, oficinas preparatórias para o mercado de trabalho e cursos de qualificação profissional.

“O programa tem uma metodologia inovadora, inspirada em iniciativas anteriores, mas que tem o mérito de reunir ações e medidas cruciais para o sucesso da inserção protegida no mercado de trabalho de adolescentes e jovens vulneráveis.”, destaca Luciana Marques Coutinho, atual Presidente do Comitê Gestor do Programa. Os adolescentes e jovens do público prioritário são criteriosamente selecionados pelos programas e serviços socioassistenciais do Estado e do Município, recebendo orientações e participando de cursos e oficinas prévios, antes de serem encaminhados para as vagas disponibilizadas pelas empresas. “Com isso, aumentam significativamente as chances do êxito da iniciativa”, enfatiza Luciana Coutinho.

Além disso, os contratos de aprendizagem são acompanhados pelo Programa, que busca, por meio da cooperação das várias instituições e órgãos envolvidos, soluções coletivas para eventuais intercorrências. Como destaca Christiane Barros, são realizadas “reuniões de alinhamento bimensais, que é um espaço pleiteado pelos próprios empregadores. Nessas reuniões, são discutidos os casos concretos de aprendizes, desafios e sucessos. Temos aprendido muito nesse percurso e o Descubra está em franca expansão.”  

E em sintonia com a Meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).  Durante Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), 2021 foi declarado por unanimidade o Ano Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil, meta colocada sob a liderança da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para evitar retrocessos e ampliar o resultado já alcançado entre 2000 e 2016, que foi uma redução de 38% nessa forma de exploração no mundo inteiro. “A luta contra o trabalho infantil ganhou um ímpeto extraordinário nas últimas duas décadas”, disse Beate Andrees, chefe da Seção de Princípios Fundamentais e Direitos no Trabalho da OIT. “Mesmo assim, 152 milhões de crianças em todo o mundo ainda estão em trabalho infantil. Obviamente, precisamos intensificar ainda mais as ações".

"O ordenamento jurídico brasileiro estabelece um sistema de garantias às crianças e aos adolescentes, que devem ter um tratamento prioritário, baseado no princípio da proteção integral, sendo dever da família, da sociedade e do Estado assegurar a eles direitos de todas as ordens. O sistema de Justiça deve, assim, ter um olhar diferenciado e voltado para as crianças e os adolescentes", enfatiza a juíza do Trabalho substituta e integrante do Comitê Gestor de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no âmbito do TRT da 3ª Região, Samantha da Silva Hassen Borges.

"A profissionalização é um direito fundamental de toda e todo adolescente e jovem, reconhecido no artigo 227 da Constituição da República. Cabe aos poderes públicos prover as formas para assegurar plenamente esse direito a todos. O Programa Descubra avança nessa direção, em importante papel social ao proporcionar oportunidades de profissionalização a adolescentes e jovens em situação de extrema vulnerabilidade, que, sem um suporte qualificado, dificilmente conseguiriam acesso a um contrato de aprendizagem ou curso de qualificação", enfatiza o promotor da infância e juventude em Belo Horizonte Márcio Rogério de Oliveira, coordenador do Comitê gestor do Descubra entre 2019 e 2020.

Outra parceira do Descubra é a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Direito e Cidadania (SMASAC) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). A SMASAC é responsável diretamente pelo atendimento e acompanhamento aos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, seja em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, resgatados do trabalho infantil ou em situação de acolhimento institucional.

O analista de políticas públicas e coordenador do Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes da PBH, Enrico Martins Braga, avalia que a "experiência do Programa Descubra tem sido significativa para os adolescentes do Acolhimento Institucional, foram inseridos 47 jovens que se encontram em 16 unidades para a faixa etária de 12 a 18 anos. Nessa etapa de transição para a vida adulta, os jovens acolhidos têm encontrado no Programa Descubra possibilidades de fortalecimento da autonomia, experimentando formas de convívio social voltadas para a aprendizagem profissional e trabalho protegido”. Ampliamos consideravelmente as oportunidades, que muito têm contribuído para a proteção social dos adolescentes em Belo Horizonte."

O superintendente de atendimento ao adolescente da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (SUASE) em Minas Gerais, Guilherme Oliveira, explica que "o Programa Descubra se tornou o mais importante projeto de aprendizagem profissional de adolescentes do sistema socioeducativo de Minas Gerais. Na SUASE, tudo se inicia com inclusão de jovens em atividades preparatórias, com a finalidade de desenvolver habilidades, orientá-los e prepará-los para o ingresso no mundo do trabalho. a partir das vagas oferecidas. O processo também inclui atendimento pela equipe interdisciplinar das unidades. e confirmação do desejo de cada um pela formação oferecida. Após a inclusão no trabalho, o acompanhamento técnico permanece durante o contrato de aprendizagem ou curso, ainda que o adolescente venha a ser desligado. Esses são alguns dos compromissos da SUASE para o triunfo do Programa".

Processo de interiorização - “Em quase dois anos de funcionamento em Belo Horizonte, o Descubra já mostrou que a constante interlocução entre atores sociais estratégicos pode ser decisiva para o aumento da oferta de oportunidades de aprendizagem e qualificação para jovens no mercado de trabalho. Agora, chegou o momento de expandir a atuação do Programa para as cidades do interior de Minas Gerais", apontou Luciana Marques Coutinho na abertura do encontro.

Desde 2020, um projeto de interiorização do programa já vem sendo pensado por seus membros. No final de março deste ano, um encontro virtual de apresentação do programa reuniu 70 representantes municipais, entre gestores e integrantes do sistema de justiça, bem como outros atores locais sobretudo dos municípios mineiros de Almenara, Araxá, Betim, Frutal, Jequitinhonha, Joaíma, Novo Oriente de Minas Ribeirão das Neves e Teófilo Otoni.

Inaugurando o projeto no interior, o procurador do Trabalho Wagner Amaral já destinou verba e tem registro dos primeiros resultados na cidade de Juiz de Fora, MG. "A concretização do direito fundamental à profissionalização de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade propiciada pelo Programa Descubra e sua repercussão no exercício da cidadania motivou o Comitê Gestor a iniciar a sua expansão para outros municípios mineiros. Aqui em Juiz de Fora, já foram contratados como aprendizes oito adolescentes/jovens do socioeducativo e dois de acolhimento institucional, havendo a expectativa do aumento do número de contratações no segundo semestre deste ano", destaca o procurador.

A captação de novos parceiros continua. Em reunião realizada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o supervisor do GMF, desembargador Júlio Cezar Guttierrez, apresentou o Programa Descubra aos magistrados e magistradas de Varas de Infância e Juventude da Capital e do interior do Estado, enfatizando a importância da iniciativa para “atingir uma proximidade maior com o acolhimento, o atendimento e a proteção dos adolescentes, sejam aquele que estão sujeitos a medidas protetivas, sejam aqueles que cumprem medidas socioeducativas.”

O Descubra em números

Em quase duas dezenas de acordo judiciais entabulados pelo MPT, as destinações feitas totalizam R$ 7.306.532,14. Aplicado pelas entidades beneficiadas, esse valor ser reverteu na abertura de vagas em cursos de qualificação profissional e vagas do Programa de Aprendizagem Profissional, além de construção e reforma de espaços físicos para atividades de qualificação e compra de equipamentos para viabilizar a realização de cursos, como computadores, impressoras, tablets, cartuchos de impressão, headset e webcams.

O coordenador de acompanhamento técnico metodológico das medidas socioeducativas em meio aberto, Amilton Alexandre da Silva, relata que a PBH já encaminhou aproximadamente 220 jovens para a aprendizagem profissional, e 30 para cursos de qualificação profissional. "Atualmente, os serviços de referência da PBH acompanham aproximadamente 2.000 adolescentes e jovens desenvolvendo pré-qualificação pelas ações do ACESSUAS Trabalho, e encaminha-os para a seleção nas entidades e empresas parceiras e indicadas pelos órgãos competentes.  Após a seleção, o acompanhamento destes jovens permanece, tanto nos serviços de origem quanto sendo referenciados em outros, como os Centros de Referências de Assistência Social – CRAS", completa.


Guilherme Oliveira da Suase (medida socioeducativa em regime fechado) destaca que, para além da aprendizagem, o programa tem viabilizado a pré-aprendizagem, que são atividades preparatórias oferecidas pela entidade Rede Cidadã, também parceira do Descubra. Em 2020 e 2021, um total de 300 jovens concluíram a pré-qualificação. Os resultados em qualificação também foram expressivos no mesmo período: 40 jovens encaminhados para cursos profissionalizantes e 85 para programas de aprendizagem. Já estão em andamento processos para encaminhamento de mais 38 para a aprendizagem e 5 para cursos. "Já contabilizamos 425 jovens beneficiados desde a implantação do programa", destaca Guilherme Oliveira. Atualmente, o programa “Jovens Profissionais para o Futuro” da Rede Cidadã que realiza a pré-aprendizagem é custeado, em parte, com recursos revertidos pelo Ministério Público do Trabalho em atuação conjunta com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Nos 18 meses de funcionamento, o programa já assegurou a abertura de portas da aprendizagem e de cursos de qualificação para cerca de 800 adolescentes/jovens em situação de acolhimento, cumprindo medidas socioeducativas ou resgatados do trabalho infantil, conforme demonstra o quadro.

Atualmente, o Programa “Descubra” conta aproximadamente 300 adolescentes/jovens com contratos de aprendizagem em vigor, no mercado de trabalho. São vagas conquistadas, em sua maioria, por adesões espontâneas de empresas que decidiram colaborar com a iniciativa depois de conhecer o programa. A estas oportunidades, se somaram vagas decorrentes de ações fiscais da Inspeção do Trabalho, TAC´s pelo MPT e acordos judiciais homologados pela Justiça do Trabalho.  Os aprendizes do Descubra estão atuando em áreas administrativas, recursos humanos, recepção, secretaria de cursos, eletromecânica, departamento pessoal e marketing, comércio, mediador de tecnologia e audiovisual.

Em junho de 2020, em meio à pandemia, mais de 70 vagas de aprendizagem profissional foram viabilizadas pelo MPT em um dos acordos, que assegurou a reversão de R$1.389.857,41. Com isso, uma indenização paga por uma empresa processada pelo  MPT foi transformada em oportunidades de aprendizagem profissional. “Os programas de aprendizagem profissional escolhidos foram em áreas inovadoras, diferenciadas, da tecnologia e audiovisual, que estes adolescentes talvez jamais teriam acesso de outra maneira e que vão gerar boas perspectivas futuras de empregabilidade ao final dos contratos de trabalho de aprendizagem profissional, explica Fernanda Brito, procuradora do trabalho responsável pelo processo judicial. Em maio de 2021, R$ 1.586.678,14 foram destinados para um projeto voltado à oferta de atenção psicossocial e ateliês artísticos. "Esses recursos foram revertidos pelo MPT em parceria com o MPMG, para ações em dois projetos sociais o “Desembola na Ideia” e o “Jovem Independente”, elaborados e implementados, respectivamente, pela AIC e pela Instituição Salão do Encontro, parceiras do Descubra" relata o procurador do Trabalho Aloísio Alves, responsável pela destinação no MPT.

Relação com entidades formadoras rompe os limites da profissionalização

Para além das competências profissionais, os gestores e professores das entidades de formação abrem para os jovens possibilidades afetivas que muitos não tiveram oportunidade de experimentar ao longo da vida. Os sentimentos afloram quando relatam certos momentos das aulas: "o amor e o carinho que vocês têm por nós é inabalável, professora, não tem explicação não, vocês não são professores só de sala de aula, vocês são professores da vida", diz a aluna Laura Gabrielle.

O jovem Talles Augusto se orgulha de perceber que os amigos já comentam suas mudanças: "tem muitas pessoas falando que mudei muito, sabe, professor! Uns colegas meu do passado, eles falaram que tenho mais alegria e que veem esperança em meu olhar. que antes era só ódio, professor! Vai dar tudo certo, fico até feliz de ouvir isso de muitas pessoas, até da mulher do socioeducativo. Graças a Deus, fico até feliz por isso.”

Para os gestores, a experiência com o Descubra também tem se mostrado muito especial, principalmente pelo público que atende. "Essa articulação direta do Descubra com os órgãos que atendem a extrema vulnerabilidade propicia que as oportunidades sejam oferecidas aos jovens que realmente precisam e que não conseguem acesso ao mercado de trabalho devido a sua situação social e principalmente ao fato de alguns estarem cumprindo medidas socioeducativas", avalia a direção do Cedipro.

Para o Ceduc, a importância do programa no contexto de pandemia se potencializou, com benefícios que vão além da inserção no programa de aprendizagem: "O Descubra foi de grande relevância para a vida desses jovens durante a pandemia, pois possibilitou espaço de escuta e diálogo; momentos de interação e troca de experiências entre os jovens; aproximação, escuta e diálogo com as famílias. – essas ações auxiliam todo esse conjunto de ações tem contribuído para auxiliar os jovens e respectivas famílias a enfrentar os desafios as dificuldades agravadas pela situação imposta pela pandemia". Encontrar espaço para diálogo é algo que surpreende positivamente muitos jovens, como relata o Miguel Lima, “Eu gostei da aula porque teve muito diálogo. Todos os alunos puderam se expressar e todos debateram sobre os assuntos. Eu me senti em uma aula de meditação. Aprendi que cada um tem uma emoção diferente e reage de formas diferentes frente às emoções", relatou o aluno Miguel Lima.

Humano e profissional se entrelaçam o tempo todo para promover descobertas de dentro para fora, explicam os gestores da Rede Cidadã: "A formação desse projeto consiste em uma proposta de “esse projeto promove o desenvolvimento humano e profissional dos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, possibilitando o conhecimento de seus potenciais, habilidades e talentos, voltando olhares para as possibilidades de entrada no mercado de trabalho. Essa formação também tem como objetivo o resgate aos vínculos familiares por ser uma formação socioemocional.

Na visão da Coordenadora de Projetos, Marcela Vieira, e da Supervisora Pedagógica do Programa de Aprendizagem da instituição, Isabel Corrêa, a participação de órgãos públicos e privados no aporte de recursos financeiros, a diversidade de entidades qualificadoras e formadoras, bem como o encaminhamento e acompanhamento dos jovens são os grandes diferenciais do “Programa Descubra!”.

“Avaliações já realizadas com famílias e as instituições da rede envolvida nos sinalizam que as atividades propostas atingiram o objetivo importante na formação dos jovens, uma vez que envolveram as rotinas diárias e promovendo trocas de experiências entre os próprios aprendizes e fomentando o convívio social, seja daqueles jovens que estão abrigados, em casa junto com a família, ou na internação", relata Aline Fauez que é supervisora de projetos e assistência social do Instituto Ramacrisna, entidade onde,  desde 2020, 33 adolescentes e jovens do programa Descubra estão realizando a aprendizagem em áudio visual e musicalização.

Coordenadora do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, FECTIPA/MG, que congrega diversas entidades formadoras mineiras, Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey, relata que vivenciou várias experiências e iniciativas de inserção no mercado de trabalho para adolescentes,  destacando que a aprendizagem “é o melhor primeiro emprego, é a melhor profissionalização, na qual caminham juntos a parte teórica, prática e todos os direitos previdenciários e trabalhistas, que pode ser oferecido aos que tudo faltou”. E o “Descubra” é um programa que “une o que há de melhor” em iniciativas de profissionalização para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, finaliza Cosendey.

*Em cumprimento ao Artigo 247 do Estatuto da Criança e do Adolescente os nomes dos adolescentes/jovens citados nessa reportagem são fictícios.

Confira:

- Reportagem: Uma luz no túnel escuro da Pandemia

- 11ª edição da Revista Labor

 

Leia mais:

- www.descubraaprendizagem.mg.gov.br

- Revista Labor: Reportagem do MPT-MG mostra como a aprendizagem profissional pode mudar o presente e o futuro de jovens

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- Artigo 'Descubra!' - Jornal Estado de Minas

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